Projeto explora arquiteturas de rede escaláveis definidas por software para produção cooperativa de mídia ao vivo, com recursos de produção virtualizados e aquisição sem fio 5G
Os participantes do 5G-Virtuosa, projeto financiado pela União Europeia que explora o 5G e a virtualização na produção de broadcast, anunciaram que a primeira etapa técnica da iniciativa foi concluída no Service Operations Center (SOC) de Nevion, em Gdansk (POL). A etapa envolve a integração de vários produtos de vários fornecedores – Nevion (Noruega), Mellanox Technologies (Israel), Logic Media Solutions (Alemanha) e IRT – Institute of Broadcasting Technology (Alemanha) –, com a maior parte do trabalho feito de forma remota devido à situação do COVID-19.
O objetivo do projeto Virtuosa da União Europeia é explorar ‘arquiteturas de rede definidas por software escaláveis para produção cooperativa de mídia ao vivo, explorando recursos de produção virtualizados e aquisição sem fio 5G’. Em termos práticos, isso significa demonstrar, através de exemplos da vida real, como o 5G pode ser combinado com os conceitos de virtualização para permitir que as emissoras produzam conteúdo ao vivo de maneira mais eficiente e lucrativa em todos os locais, para atender à crescente demanda do consumidor.
A primeira fase do projeto envolve a criação de um estudo baseado em IP, baseado nos padrões da indústria (SMPTE ST 2110 e NMOS) e a integração de equipamentos de vários fornecedores, incluindo câmeras de vídeo, mixer e um servidor Sony; uma tela múltipla da TAG Video Systems; um mixer de áudio Stagetec; um analisador de mídia Telestream; Roteadores IP Mellanox; sincronização de tempo e frequência de acordo com o Meinberg PTP; Nós de mídia definidos pelo software Nevion; e todos gerenciados por um sistema Nevion SDN e controle de orquestração.
O sistema foi agora transferido para a instalação de IRT em Munique (ALE), onde serão realizados testes para determinar a conformidade do sistema completo com os padrões da indústria. Markus Berg, chefe de redes futuras da IRT, explica que “após um pequeno atraso devido à situação do COVID-19, temos o prazer de estar em posição de começar a testar. A montagem é o elemento fundamental que usaremos para criar a produção remota de 5G planejada para as fases posteriores do projeto. A conformidade é uma parte essencial dos testes e muito importante para a IRT, como um centro de pesquisa e inovação em tecnologias audiovisuais de renome internacional.”
O projeto 5G-Virtuosa recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.