Home Reportagens Projeto 5G-Virtuosa completa a configuração técnica inicial do estudo baseado em IP

Projeto 5G-Virtuosa completa a configuração técnica inicial do estudo baseado em IP

Por Ricardo Batalha

Projeto explora arquiteturas de rede escaláveis definidas por software para produção cooperativa de mídia ao vivo, com recursos de produção virtualizados e aquisição sem fio 5G

Os participantes do 5G-Virtuosa, projeto financiado pela União Europeia que explora o 5G e a virtualização na produção de broadcast, anunciaram que a primeira etapa técnica da iniciativa foi concluída no Service Operations Center (SOC) de Nevion, em Gdansk (POL). A etapa envolve a integração de vários produtos de vários fornecedores – Nevion (Noruega), Mellanox Technologies (Israel), Logic Media Solutions (Alemanha) e IRT – Institute of Broadcasting Technology (Alemanha) –, com a maior parte do trabalho feito de forma remota devido à situação do COVID-19.

O objetivo do projeto Virtuosa da União Europeia é explorar ‘arquiteturas de rede definidas por software escaláveis para produção cooperativa de mídia ao vivo, explorando recursos de produção virtualizados e aquisição sem fio 5G’. Em termos práticos, isso significa demonstrar, através de exemplos da vida real, como o 5G pode ser combinado com os conceitos de virtualização para permitir que as emissoras produzam conteúdo ao vivo de maneira mais eficiente e lucrativa em todos os locais, para atender à crescente demanda do consumidor.

A primeira fase do projeto envolve a criação de um estudo baseado em IP, baseado nos padrões da indústria (SMPTE ST 2110 e NMOS) e a integração de equipamentos de vários fornecedores, incluindo câmeras de vídeo, mixer e um servidor Sony; uma tela múltipla da TAG Video Systems; um mixer de áudio Stagetec; um analisador de mídia Telestream; Roteadores IP Mellanox; sincronização de tempo e frequência de acordo com o Meinberg PTP; Nós de mídia definidos pelo software Nevion; e todos gerenciados por um sistema Nevion SDN e controle de orquestração.

O sistema foi agora transferido para a instalação de IRT em Munique (ALE), onde serão realizados testes para determinar a conformidade do sistema completo com os padrões da indústria. Markus Berg, chefe de redes futuras da IRT, explica que “após um pequeno atraso devido à situação do COVID-19, temos o prazer de estar em posição de começar a testar. A montagem é o elemento fundamental que usaremos para criar a produção remota de 5G planejada para as fases posteriores do projeto. A conformidade é uma parte essencial dos testes e muito importante para a IRT, como um centro de pesquisa e inovação em tecnologias audiovisuais de renome internacional.”

O projeto 5G-Virtuosa recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados