Serão lançados podcasts sobre a história da televisão aberta no Brasil, com entrevistas e depoimentos de personalidades que, de alguma forma, participaram da evolução do meio
As comemorações pelos 70 anos da TV aberta no Brasil, completados em 18 de setembro, continuam, e algumas novidades estão previstas para os próximos dias. Em 4 de novembro, a ABERT lançará o segundo volume do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil – da televisão regional à programação via satélite”, de autoria dos jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel.
A data lembra a estreia da novela Beto Rockfeller, produzida pela Rede Tupi, em 1968, e que ficou no ar por mais de um ano. O segundo volume aborda ainda a criação de Brasília, a chegada do videoteipe, a implantação das Emissoras Associadas e a formação da Rede Tupi de Televisão.
Também serão lançados podcasts, que contarão a história da televisão aberta no Brasil, com entrevistas e depoimentos de personalidades que, de alguma forma, participaram da evolução do meio, considerado o preferido entre os brasileiros.
Em 27 de novembro, quando a ABERT completa 58 anos, será lançada uma exposição virtual com os momentos marcantes da TV brasileira ao longo das últimas sete décadas.
“Este é um momento especial para a televisão que fazemos e que deve ficar registrado na memória de todos. Com o projeto TV ano 70, a ABERT mostra como o meio cumpre seu importante papel de integrar todo o país, levando informação, serviço e entretenimento gratuitos e da mais alta qualidade”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
No site comemorativo memoria.abert.org.br, é possível acompanhar fatos históricos, por meio de arquivos de fotos e vídeos e também as novidades sobre a TV aberta brasileira.