Ōma, um novo cinema que revoluciona a arquitetura das salas de exibição atuais, adotando os balcões dos teatros de ópera italianos para melhorar a visualização dos filmes, decidiu investir no projetor a laser puro Christie CP4435-RGB. O Ōma Cinema de Mougins (FRA) apresenta uma arquitetura inovadora baseada em arquibancadas circulares, transformando assim a experiência das salas, oferecendo um conceito de auditório premium. A sala conta com 160 assentos que integram cinco arquibancadas individuais, além de assentos mais tradicionais.
Projetado pelo arquiteto Pierre Chican, o conceito patenteado da estrutura “vertical” dos assentos visa concentrar os assentos na zona de visão ótima, movendo os assentos tradicionais da “primeira fila” para trás na sala e os da “última fila” mais perto da tela. Este design radical também facilita a instalação dos projetores, pois podem ser colocados no centro da tela, eliminando a distorção da imagem.
Nicolas Chican, cofundador do Ōma Cinema, explora os aspectos identitários que tornam esta nova proposta única: “Queríamos oferecer algo diferente e proporcionar aos espectadores uma experiência especial que não poderia ser replicada em casa. Percebemos uma falta de evolução no design dos cinemas nas últimas décadas e pensamos que a arquitetura poderia ser uma ferramenta poderosa para oferecer algo único.” A equipe do Ōma optou pelo CP4435-RGB da Christie para oferecer uma projeção de cinema avançada compatível com DCI. “Somos neutros em relação aos fabricantes, mas ficamos satisfeitos com o projetor Christie escolhido por nosso cliente (Nota do editor: Cinewest), pois possui excelente relação de contraste, alta luminosidade e um impressionante espectro de cores”, acrescenta Chican sobre este equipamento com eletrônica CineLife e iluminação Real|Laser.
O conceito do Ōma é totalmente personalizável e pode ser expandido para outras telas ao redor do mundo, seja para renovar salas existentes ou construí-las do zero. Cada cápsula possui seu próprio ponto de acesso exclusivo e pode ser personalizada com diferentes configurações de assentos e comodidades. Também é possível incorporar um palco ao lado da tela para usar uma sala Ōma para eventos ao vivo e conferências. O acesso traseiro garante que nenhuma distração visual (como sinalização ou outras saídas) interfira na perspectiva do espectador. Da mesma forma, graças à estrutura mais vertical dos assentos, economiza-se espaço na parte traseira da tela, permitindo a criação de áreas dedicadas a alimentos e bebidas e bares de descanso.
Adil Zerouali, diretor sênior de vendas de cinema para EMEA da Christie, comemora a chegada do CP4435-RGB a este que ele define como um “projeto emocionante”: “Acreditamos que o cinema oferece uma experiência compartilhada como nenhuma outra, e queremos inspirar e atrair os amantes do cinema junto com nossos parceiros. É ótimo ver a inovação na indústria, e estou certo de que este conceito audacioso entusiasmará os cinéfilos”.
Site relacionado: https://www.christiedigital.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube