Home Reportagens Public Theater: teatro de Nova York leva o espetáculo para a estrada com a Clear-Com

Public Theater: teatro de Nova York leva o espetáculo para a estrada com a Clear-Com

Por Ricardo Batalha

O teatro mantém equipes conectadas combinando o aplicativo móvel Agent-IC, da Clear-Com, e do sistema de intercomunicação digital sem fio FreeSpeak II

A frase “levando o show para a estrada” nem sempre é aplicada literalmente, mas quando descreve o uso atual das tecnologias Clear-Com pelo The Public Theater, ela se aproxima disso. Como todas as organizações de artes cênicas que lidam com a paralisação por causa do COVID, o The Public Theater, de Nova York, se voltou para produções remotas, projetos de gravação e transmissão ao vivo para se manter conectado com seu público. Isso significa que as equipes de produção e técnicas estão se comunicando em forma de home-office. O teatro está mantendo essas equipes conectadas por meio de uma combinação do aplicativo móvel Agent-IC, da Clear-Com, e do sistema de intercomunicação digital sem fio FreeSpeak II.

O Public Theater produz uma gama diversificada de programação nos espaços da cidade de Nova York: o teatro de referência em Astor Place, que abriga 5 teatros e o Joe’s Pub, o Delacorte Theater no Central Park e programas que viajam para locais de produção remotos nos cinco bairros de Nova York.

A equipe usa o sistema FreeSpeak II há vários anos, contando com ele como a principal fonte de comunicação para o teatro durante shows e ensaios.

“Durante resumos técnicos e prévias, ele permite uma comunicação fácil e clara entre gerentes de palco, designers, equipes de bastidores e equipes técnicas”, disse Corrine Livingston, supervisora de áudio do The Public Theater. “O aspecto sem fio dá muito mais liberdade para se mover sem estar conectado a um cabo. No Delacorte, nossos 16 canais de FreeSpeak permitem que nossas equipes percorram esse anfiteatro de 1.800 lugares e se concentrem em realizar seus trabalhos: adereços, transferências, automação, o que quer que seja necessário.”

À medida que os espetáculos ficam mais elaborados e complexos, o sistema FreeSpeak II acompanha os requisitos de expansão de produção do teatro.

“As expectativas do público estão aumentando”, disse Livingston. “Há mais vídeo e multimídia agora incorporados aos programas. Vimos nossas equipes de design crescerem em número. O comunicador costumava ser apenas um designer e A-1 [engenheiro de áudio principal] falando com o gerente de palco. Agora são equipes de design completas, programadores e outros que também precisam estar em contato em um sistema. Nosso nível de comunicação precisava progredir e o FreeSpeak nos dá flexibilidade para esse crescimento.”

Mesmo antes de a pandemia COVID encerrar a vida diária, atingindo a comunidade de eventos de forma especialmente forte, a equipe já explorava tecnologias de comunicação móvel, como Zoom ou aplicativos de chat na Internet, para complementar o uso do sistema FreeSpeak II. O desligamento acelerou essa pesquisa e, uma vez que os fluxos de trabalho remotos se tornaram uma necessidade, o Agent-IC provou ser a solução perfeita.

“Somos pessoas de teatro tentando essencialmente fazer transmissões agora, mas não em uma situação de estúdio”, disse Malachy “Mack” Kronberg, Supervisor Associado de Áudio, The Public Theater. “Estamos fazendo isso de locais remotos e de casa. Todos os atores, os criativos, os designers estão em casa. Teremos gerentes de palco dando dicas de suas casas. Precisávamos de um sistema que fosse fácil de usar, mas também confiável o suficiente para basear nossas comunicações no programa.”

O grupo começou a usar o Agent-IC no final do verão de 2020 e Kronberg se lembrou de um evento virtual em que foi capaz de solucionar problemas de áudio remotamente com a mesma facilidade como se estivesse no local.

“Alguém me mandou uma mensagem, me pediu para entrar no Agent-IC e pude entrar imediatamente e ajudá-los a resolver um problema sem ter que fazer a dança do celular”, disse ele. “Eu podia falar com várias pessoas ao mesmo tempo, todos podiam entender o que eu estava dizendo e eles não precisavam abandonar a comunicação do programa. Acabei de entrar na minha casa e consegui solucionar o problema remotamente.”

Kronberg observou que a baixa latência e alta qualidade são essenciais para as comunicações do teatro. “E não requer equipamento adicional, porque é um aplicativo de telefone. Todo mundo tem um telefone e um par de fones de ouvido. Com qualquer comunicação móvel, você encontrará falhas em sua conexão ao caminhar pela rua, mas o Agent-IC faz um trabalho muito bom, eliminando esses blips, ou pelo menos não fazendo com que interfiram nas comunicações.”

Olhando para o futuro, quando a pandemia finalmente diminuir, a equipe do The Public está confiante que as apresentações de teatro e os eventos ao vivo retornarão. Eles também estão confiantes de que sua infraestrutura de comunicações continuará a ser uma combinação de FreeSpeak II e Agent-IC.

“O FreeSpeak continua sendo nossa fonte comprovada de comunicações de teatro”, declarou Livingston. “Complementar isso com o Agent-IC permite que as pessoas trabalhem fora de casa e ainda façam um show virtualmente para que possamos manter nosso teatro funcionando, visível e relevante. Isso nos ajudou a girar e nos adaptar a uma nova forma de operar. Esta é uma virada de jogo”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados