A Blackmagic Design revelou que o famoso diretor e artista de efeitos visuais (VFX) Clinton Jones, conhecido como Pwnisher, nome do seu canal no YouTube, migrou seu fluxo de trabalho de pós-produção para o software de edição, gradação de cores, VFX e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.
Jones, que começou a carreira em 2006, se inspirou a criar artes 3D com o pensamento “Se eu posso pensar, eu posso criar”. Mais tarde, ele trabalhou junto com seus amigos na Corridor Digital e na RocketJump para aprimorar suas habilidades de produção cinematográfica e VFX. O canal de Jones no YouTube transmite em tempo real criações 3D para mais de 1 milhão de inscritos, e os tutorais e desafios quinzenais já tiveram mais de 98 milhões de visualizações.
Embora o foco seja criar deslumbrantes mundos 3D para os inscritos, Jones, no fundo, é cineasta. “Na verdade, eu gravo e edito meus próprios curtas-metragens desde 2006 e entrei no mundo do 3D/VFX para contar mais histórias únicas”, contou.
Durante o processo, ele descobriu que ter a capacidade de editar e colorizar seu trabalho na pós-produção era indispensável para o visual final. Incentivado a usar o DaVinci Resolve em trabalhos de edição na Corridor Digital, Jones ficou impressionado com o poder da ferramenta.
“No começo, eu não estava muito a fim de sair da minha zona de conforto”, continuou. “Você precisa dedicar tempo para aprender o novo software quando decide migrar, mas se você implementá-lo em um projeto de verdade, é muito mais simples. Gosto de usar um projeto pequeno e próprio para isso quando vou aprender novos programas. É natural que demore mais para acabar tudo, porém, por ser menos desgastante, eu consigo me concentrar no aprendizado em vez de no cronograma e prazo. Faça isso algumas vezes para que a nova ferramenta naturalmente integre o seu fluxo de trabalho.”
Jones já sabia que a versão gratuita do DaVinci Resolve tinha todas as ferramentas que ele precisava. “O Resolve é bem simplificado e tem tudo o que quero em um só lugar, desde um layout próprio para gerenciamento de arquivos a um layout de edição supersimples”, afirmou. “O Fusion, conjunto de ferramentas VFX e de composição integrado ao DaVinci Resolve, tem o seu próprio layout, assim como o layout de áudio Fairlight, layout de cores e página de entrega. Tudo está integrado em um só lugar, o que torna a pós-produção rápida e intuitiva.”
Jones migrou para o DaVinci Resolve Studio em 2021. Embora esteja muito mais familiarizado com software, ele está sempre descobrindo mais e mais ferramentas nas pontas de seus dedos. “Os títulos animados integrados me salvaram várias vezes, já que não preciso criá-los do zero”, disse. “Gosto muito da página de cores porque você tem muito mais controle sobre a sua imagem, ao contrário dos recursos limitados de outros softwares. O efeito de zoom dinâmico, os recursos de estabilização de câmera, os efeitos de câmera lenta e redução de ruído foram divisores de água para o fluxo de trabalho, e todos eles vêm integrados!”
“Vez ou outra, me deparo com novos recursos,” acrescentou Jones. “Há pouco tempo, quando descobri que o DaVinci Resolve utiliza inteligência artificial para redimensionamento, eu lembro que pensei: ‘Mas isso é óbvio!’ Na minha opinião, o layout simplificado do software, as builds estáveis e as atualizações frequentes facilitam o uso do software para qualquer um que conte histórias atualmente.”
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube