Home Reportagens Pytch cria ambientes virtuais com a ajuda da Blackmagic

Pytch cria ambientes virtuais com a ajuda da Blackmagic

Por Ricardo Batalha

Produtora emprega quatro unidades Blackmagic Ursa Broadcast com lentes Canon HJ22, bem como várias unidades ATEM, incluindo o modelo mais recente, o ATEM Mini Pro

A produtora britânica Pytch, anteriormente conhecida como SXS Events e especializada em produção de eventos, organizou várias ações e lançamentos para marcas como Nike e Bentley GTS, além de conferências para IBM e Spar. Dadas as restrições atuais, a produtora tentou aproveitar essa experiência para atender às necessidades dos clientes. Assim surgiu o Virtual Venue.

As comunicações e a maneira de organizar eventos corporativos estão mudando. Nesse sentido, Johnny Palmer, fundador e diretor da empresa, comenta que “eventos e conteúdo foram transferidos para o mundo digital. No entanto, é necessário manter as características das produções ao vivo em larga escala.”

“Decidimos transformar um de nossos sets em uma solução para eventos virtuais em UHD, com os mesmos benefícios em termos de produções com várias câmeras e superfícies audiovisuais que qualquer outro local normalmente ofereceria. Assim, os clientes podem filmar apresentações interativas dinâmicas, treinamentos e conferências e transmiti-las para os espectadores em todo o mundo”, acrescentou Palmer.

A Pytch usa quatro unidades Blackmagic Ursa Broadcast com lentes Canon HJ22 para capturar imagens. Além disso, Palmer explica que dois sistemas diferentes, mas sobrepostos, são usados. “Para a superfície audiovisual em segundo plano, usamos a resolução 4K e uma proporção não convencional. Por outro lado, a resolução das câmeras e mixers é 1920 × 1080.”

Palmer conta que a produtora possui “várias unidades ATEM, incluindo o modelo mais recente, o ATEM Mini Pro.” Elas estão conectadas às câmeras e a cor dos sinais é ajustada por um dispositivo ATEM Camera Control Panel. “A coisa se torna mais interessante quando queremos sobrepor imagens (PIP) na superfície audiovisual ou incluir uma imagem da referida superfície no sinal ao vivo transmitido. Para esse fim, usamos um sistema complexo e sofisticado para distribuir e alternar fontes, a fim de atingir nossa meta entre os dois sistemas”, explicou.

Streaming de conteúdo
O conteúdo é transmitido pela Internet através da Intelligo, plataforma que a empresa desenvolveu para esse fim. Oferece várias opções, incluindo barreiras de pagamento, conexão de rede, apresentações em várias salas, alternativas de patrocinadores e captura de dados.

Segundo Johnny Palmer, o conceito de Local Virtual não é apenas uma solução para eventos reais ou necessários durante esses períodos de restrições. “Trata-se de reinventar a indústria de uma maneira mais inovadora, acessível e ecológica. Acho que, a longo prazo, veremos eventos que simulam a atmosfera de um estúdio de televisão. Não é apenas uma ótima experiência para quem está lá, mas também é atraente e interessante para os telespectadores em suas casas”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados