Home Reportagens Quatro consoles Lawo mc²56 e controle VSM no Eurovision Song Contest 2021

Quatro consoles Lawo mc²56 e controle VSM no Eurovision Song Contest 2021

Por Ricardo Batalha

NEP equipou seus caminhões UHD1 e UHD2 com consoles mc²56 de 64 fader, núcleos de roteamento Nova e sistema de controle de transmissão VSM, da Lawo

O Eurovision Song Contest 2021 (ESC) da EBU em Rotterdam (HOL), cuja final ocorre em 22 de maio com 26 países participantes, promete ser um grande evento, apesar do distanciamento social regulamentos. Embora geralmente associada a um evento básico único que milhões de pessoas na Europa, a 65ª edição deste ano começou com um evento “Turquoise Carpet”, onde os 33 semifinalistas foram apresentados ao estilo de Cannes.

O slogan escolhido pelo prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, “Seja aberto, seja positivo”, foi levado a sério pelas emissoras holandesas NPO, NOS, AVROTROS, bem como pelas empresas OB baseadas na Holanda NEP e United (EMG), que novamente uniu forças para cobrir o evento.

Para garantir qualidade de som cristalina e confiabilidade, a NEP equipou seus caminhões OB gêmeos UHD1 e UHD2 com consoles mc²56 de 64 fader, núcleos de roteamento Nova e sistema de controle de transmissão VSM, da Lawo, para controle intuitivo e suave da cadeia de transmissão. Os dois caminhões OB são configurados em uma configuração Principal / Backup para comutação de proteção contínua.

Dois consoles mc²56 adicionais de 48 faders, junto com o equipamento de monitoramento e equipamento externo fornecidos pela Lawo Rental, estão estacionados em uma sala de música separada, onde o produtor musical Tijmen Zinkhaan fará a mixagem de todos os atos de delegação e intervalo. Enquanto todas as conexões de transmissão de áudio são transmitidas via RAVENNA / AES67, os sinais de áudio para o PA no local Ahoy são fornecidos por placas Dante dentro dos núcleos de roteamento Nova.

A seleção do equipamento Lawo foi uma escolha deliberada do chefe de som do ESC 2021, Thijs Peters: “Nunca houve dúvidas de que os consoles Lawo eram a combinação perfeita para esta prestigiosa tarefa. Eles têm um som ótimo, suas capacidades de roteamento são infinitas, nossa configuração se integra perfeitamente e pode ser conveniente e intuitivamente controlada por meio do sistema de controle de transmissão VSM, da Lawo.”

Esta formação de estrelas tornará mais fácil para o engenheiro de mixagem de transmissão Andre Swart, o engenheiro FX Marcel Korfage e o produtor musical Tijmen Zinkhaan fornecerem uma base sônica que permitirá que os finalistas brilhem na Grande Final no sábado, 22.

Fotos: Nathan Reinds, NPO

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados