A Blackmagic Design revelou que o longa-metragem “Quem Fizer Ganha” foi colorizado por David Cole da FotoKem utilizando o software de edição, tratamento de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.
Sob a direção de Taika Waititi (“Jojo Rabbit” e “Thor: Ragnarok”), “Quem Fizer Ganha” narra a trajetória da infame seleção de futebol de Samoa Americana, marcada por uma derrota avassaladora de 31 a 0 em uma partida oficial da FIFA em 2001. Às vésperas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, a equipe decide recrutar o treinador rebelde e desafortunado Thomas Rongen (Michael Fassbender) na esperança de mudar o destino do pior time de futebol da história. Nesta narrativa humorística e comovente, acompanhamos a jornada dos azarões em busca da superação.
O cinegrafista Lachlan Milne, que trabalhou com Waititi em “A Incrível Aventura de Rick Baker”, também colaborou com Cole em dois filmes consecutivos: “Amor e Monstros” e “Minari – Em Busca da Felicidade”. Em parceria com Milne e Cole, Waititi procurou criar uma atmosfera singular para as duas sequências distintas do longa. “Uma das principais orientações de Taika era que Samoa Americana deveria abraçar o hiper-realismo ou ser idealizada como um cartão postal”, disse Cole. “Por outro lado, nas cenas do centro de treinamento de futebol, queríamos transmitir a sensação de um mundo mais normal/formal dos esportes profissionais, destacando especialmente o ‘interrogatório’ do personagem de Fassbender, Rongen”, explicou.
Encarregado do desenvolvimento de LUTs para a produção, o maior desafio de Cole foi lidar com a diversidade de iluminação na pós-produção. “Tentamos abraçar esse conceito de ‘ilha idealizada’ nessas cenas”, continuou. “Lidar com as condições climáticas instáveis, uma realidade ao filmar externas no Havaí, onde há quatro estações do ano em quatro minutos, foi extremamente desafiador.”
Cole utilizou o conjunto de ferramentas do DaVinci Resolve Studio ao longo do projeto. “Usamos todo o arsenal do DaVinci, incluindo chaves, Power Windows animadas e curvas para manter uma sensação consistente ao longo do filme”, acrescentou. “Usamos DCTLs personalizadas para lidar com o mapeamento de gama das luzes das viaturas de polícia, para que não se desfragmentassem e parecessem muito digitalizadas. Além disso, uma emulação de película personalizada foi criada no DaVinci e aplicada ao filme inteiro. E as LUTs do filme também foram desenvolvidas dentro do pacote de gradação.”
Trabalhando com uma série de imagens deslumbrantes, Cole gostou especialmente de colorizar a cena do time na montanha. “Curti bastante a cena e a montagem subsequente da equipe subindo a montanha, onde um Rongen delirante faz um discurso. Vegetação exuberante, céus esplêndidos, sol baixo e praias paradisíacas contribuíram para a beleza de algumas cenas”, observou.
Apesar do cronograma apertado, Cole gostou de colaborar com um cineasta visionário como Waititi. “O Taika é um cineasta muito requisitado, com vários projetos em andamento ao mesmo tempo”, disse. “Iniciamos a gradação de cores do filme e depois pausamos por mais de um ano quando ele foi filmar ‘Thor: Amor e Trovão’. Depois retornamos a uma versão aprimorada da montagem do filme e concluímos a produção. O uso criterioso do tempo de Taika nas sessões de gradação e nas reuniões nos permitiu captar sua visão e trazê-la à tela”.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube