Com o suporte da especialista, os broadcasters ARD e ZDF implementaram soluções Fujinon, Sony, EVS, Avid, Sennheiser, Grass Valley, AJA e Evertz
As emissoras públicas alemãs ARD e ZDF confiaram no suporte da Qvest Media, consultora, integradora e fornecedora de serviços e tecnologias de locação, para transmitir a Copa do Mundo da Rússia. Tal como nas Olimpíadas de Inverno da Coreia do Sul e nos anteriores eventos esportivos internacionais, a equipe da Qvest Media apoiou a infraestrutura de ambas emissoras, fornecendo aconselhamento às suas equipes técnicas.
As grandes distâncias entre os 12 estádios da Copa do Mundo na Rússia (a distância de Kaliningrado a Ekaterimburgo, por exemplo, é de mais de 3 mil quilômetros) levaram a ARD e a ZDF a expandirem o Centro Nacional de Radiodifusão de suas sedes, localizadas em Baden-Baden (Alemanha), para o estúdio central da Copa do Mundo. Uma conexão estável entre Alemanha e a Rússia foi garantida por duas linhas redundantes de 10 GB, que são usadas para 45 links de vídeo.
As equipes de produção dos broadcasters foram alocadas na Rússia. A Qvest Media equipou os dispositivos móveis ENG com as câmeras Sony PXW-Z450 e PXW-FS7 MK II e lentes Fujinon, entre outras. Para entrevistas ao vivo, os repórteres também têm à disposição um grupo variado de microfones sem fio da Sennheiser e links de rádio, além de microfones direcionais da RØde, tripés Sachtler e outros equipamentos de captura da ARRI, Chrosziel, Bebob e Quickpole.
A Qvest Media utiliza equipamentos para produções de esportes ao vivo, a fim de atender à demanda temporária adicional por tecnologia de mídia para produção centralizada em Baden-Baden. O ingest central, a edição de destaques, a emissão e a reprodução são feitas com uma instalação de soluções EVS, como servidores IPDirector, XTAccess Ultra Performance e servidores da série XT4K, que podem ser utilizados de forma flexível para ingest e emissão.
Os editores acessam material bruto de áudio e vídeo usando quatro soluções de armazenamento compartilhado Avid Nexis E4 com uma capacidade total de armazenamento de 480 terabytes. Porém, uma das quatro instalações de armazenamento de alto desempenho já estava em uso nas emissoras.
Além dos oito sistemas de edição da Avid pertencentes à ARD e à ZDF, a Qvest Media instalou dez estações adicionais de edição Avid Media Composer com base nas estações de trabalho HP Z8 com a interface de E/S Avid DNxIQ.
Para a pós-produção de áudio, ambas emissoras já haviam investido em dois sistemas Pro Tools Ultimate, incluindo os consoles Avid S6 para os Jogos de Inverno. Agora eles também foram usados para a Copa do Mundo.
Para a conversão de formatos, ambos broadcasters contam com os equipamentos Kudos da marca SAM (Grass Valley). A conversão UHD/HD é feita através de um conversor AJA e a Qvest Media também complementa os monitores de vídeo do estúdio central de Baden-Baden com os multiviewers Evertz VIP-X. A Qvest Media garante uma configuração eficiente do sistema para as numerosas estações de trabalho através de uma matriz KVM adicional, que inclui módulos de estação de trabalho do fabricante Guntermann & Drunck, complementando a implantação de ARD e ZDF.