Home Reportagens Rádio chilena Bio Bio equipa as suas instalações com consoles de áudio digital AEQ

Rádio chilena Bio Bio equipa as suas instalações com consoles de áudio digital AEQ

Direção técnica da rádio chilena Bio Bio contou com a tecnologia AEQ para equipar os novos mixers de rádio digital

Por Ricardo Batalha

A Rádio Chilena Bio Bio aposta na tecnologia de última geração da AEQ para apoiar suas operações e levar as novidades aos seus ouvintes da forma mais rápida e com a maior qualidade de som possível. Fundada em 1966 em Concepción, onde está sediada, a rádio também possui estações locais em Santiago, Valparaíso, Los Angeles, Temuco, Valdivia, Osorno e Puerto Montt. Destaca-se por combinar notícias, música e esportes, e também transmite via Internet no resto do país e em todo o mundo. A Bio Bio é uma das estações mais ouvidas no Chile.

Fruto da última renovação de estudos levada a cabo pela Rádio Bio Bio, a direção técnica da empresa contou com a tecnologia AEQ para equipar os novos mixers de rádio digital, que são o coração destas instalações. Dependendo do tamanho da estação, consoles AEQ Forum de grande porte ou consoles AEQ Capitol compactos são instalados.

O Forum IP é uma mesa de mixagem projetada para controlar transmissões no ar em dois formatos, embutido ou desktop. Incorporam todas as funcionalidades básicas necessárias neste tipo de ambiente: corte automático monitor, corte tosse, faderstart, controlo de sinalização, sinais de controlo para a automação de equipamentos externos, gestão de comunicações externas, intercomunicador. Com seu design modular e tamanho pequeno, adapta-se perfeitamente a diferentes cenários: autocontrole, controle de call-shop, controles de produção de televisão, produção de som, configurações mistas, integração em grandes instalações.

Simplicidade e poder de controle são combinados nos consoles Forum IP para cobrir tanto as necessidades de operação mais básicas quanto as mais avançadas. O AEQ Forum está disponível em tamanhos de 4, 8, 12, 16, 20 ou 24 faders.

Por outro lado, o Capitol IP é um console de mixagem de áudio digital de configuração fixa de 8 canais. No Capitol IP, a implementação da conectividade IP é baseada em um único módulo com 16 canais de entrada e 16 canais de saída, incorporados ao seu “core”. Uma das principais qualidades do AEQ Capitol IP é a ampla capacidade de entrada disponível: 4 microfones/linha, 12 analógicos, 4 AES/EBU (AES3) estéreo digital, 2 USB estéreo digital, 2 linhas telefônicas opcionais e links de áudio opcionais multicanal; 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet ou 64 canais MADI via entrada de fibra óptica.

Sua capacidade de saída também é surpreendente: 8 analógicas, 4 digitais estéreo AES/EBU (AES3), 2 digitais estéreo USB, 2 linhas telefônicas opcionais, links de áudio digital multicanal opcionais; 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet ou entrada de fibra ótica de 64 canais MADI, fones de ouvido de controle, fones de ouvido primários e secundários, monitoramento de controle, monitoramento de cabine e saída especial para um par de alto-falantes CUE.

Site relacionado: http://www.aeq.eu/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados