PRISM e Inspect 2110 criam solução de monitoramento integrada exclusiva para ambientes híbridos, SDI sobre IP e ST 2110, com análise ampla
A emissora francesa de notícias Radio France, que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas, anunciou a integração bem-sucedida de equipamentos de monitoramento e teste e medição da Telestream em sua infraestrutura de transmissão central. Uma combinação de monitores de forma de onda PRISM, da Telestream, e monitores Inspect 2110 permitiu à Radio France proteger ambientes SDI sobre IP e ST 2110 híbridos durante a migração tecnológica na emissora de rádio.
O ano de 2017 foi o ponto de partida para esta revolução técnica na Radio France, pois a emissora precisava mudar radicalmente sua tecnologia de switching de áudio MADI legada. Simultaneamente, a SMPTE lançou os padrões ST2022-6 e ST 2110, que incluem PTP para precisão de tempo. Isso foi visto como o principal catalisador para a mudança.
Neste importante projeto de transição de tecnologia, a Radio France está usando o Inspect 2110 e o PRISM para monitorar toda a sua rede. O PRISM é posicionado no dispositivo final, usando ST 2022-7 (conectado a ambas as redes) e o Inspect 2110 monitora toda a rede de transmissão. O Inspect 2110 é empregado para monitorar os principais programas, pois fornece uma visão geral de todos os fluxos, enquanto o PRISM pode ser acessado por meio da interface do usuário (IU) do Inspect 2110 para uma análise aprofundada
quando necessário.
“Nossa intenção é investir no futuro e não usar um sistema legado”, comentou Etienne Roulette, gerente de projetos da Radio France. “Isso faz parte do plano digital da Radio France e o principal impulsionador dessa mudança é a Produção Remota. Como engenheiro de transmissão, nem sempre é óbvio qual é a melhor forma de integrar áudio-vídeo em um ambiente de TI. É uma nova experiência em termos de operações e segurança”, acrescentou.
Quando qualquer emissora dá um salto tão ousado para a tecnologia do futuro, é essencial que mantenha um bom entendimento de como seus fluxos de trabalho e redes estão funcionando. Nesse sentido, o monitoramento do sistema em toda a rede é essencial. “Como 2110 é uma nova tecnologia, é um pré-requisito essencial para ter uma solução de monitoramento eficaz e eficiente”, explicou Pierre Gras, engenheiro de áudio e vídeo da Radio France. “Precisamos ter 100% de certeza da operação robusta do fluxo de dados em nossa rede nacional. Precisávamos de um parceiro de tecnologia que entendesse nossos requisitos especiais e a Telestream é a melhor opção para nossas necessidades”, completou.
Historicamente, analisadores de espectro e monitores de forma de onda viveram dentro de instalações de produção e distribuição de mídia, enquanto ferramentas de diagnóstico e solução de problemas de rede viveram em data centers de TI e em outros lugares. Conforme as emissoras e criadores de conteúdo mudam de SDI legado para IP híbrido e, mais recentemente, para mezanino SMPTE ST 2110 ou vídeo, áudio e dados não compactados, novas e expandidas ferramentas de monitoramento e garantia de qualidade de áudio e vídeo são necessárias. Isso garante que criativos aproveitem as opções atuais e emergentes para aprimorar a produção ao vivo e fazer um uso mais eficiente dos recursos de vídeo e áudio.
Tendo sido usado durante os testes POC da Radio France, Etienne Roulette acredita que a solução de monitoramento Telestream permite que a equipe da emissora trabalhe de forma mais eficaz. “É muito fácil acessar as informações e os dados de monitoramento que precisamos remotamente do PRISM e do Inspect 2110”, explicou. “Somos muito mais eficientes em nosso trabalho diário”, concluiu.
Comentários fechados.