A estação caribenha Island 92 integrou os consoles Forum IP Split e Capitol IP da AEQ em seus estúdios locais como parte de sua evolução para a tecnologia digital. Pertencente à Caribbean Broadcasting Network, a Island 92 é uma estação de rádio localizada em Saint Martin, no Caribe, que está focada principalmente na transmissão de programas de música e entretenimento.
A direção técnica da empresa decidiu atualizar todos os seus equipamentos para o ambiente digital, estabelecendo como eixo do sistema dois consoles da fabricante espanhola AEQ: Forum IP Split, destinada ao estúdio on-air, e um Capitol IP para o seu estúdio de produção. O sistema é complementado pelo Systel IP e pela interface Netbox 32 AD MX para transmissão simultânea.
O AEQ Forum IP Split é um mixer especialmente projetado para controle de transmissão no ar. Incorpora todas as funcionalidades básicas necessárias neste tipo de ambiente: corte automático de monitor, corte de tosse, faderstart, controle de sinalização, sinais de controle para automação de equipamentos externos, gestão de comunicações externas, intercomunicador e outros. Com seu design modular e tamanho pequeno, adapta-se perfeitamente a diferentes cenários: autocontrole, controle de call-shop, controles de produção de televisão, produção de som, configurações mistas e integração em grandes instalações.
O Capitol IP da AEQ é um console de mixagem de áudio digital de configuração fixa de 8 canais. A implementação da conectividade IP é baseada em um único módulo com 16 canais de entrada e 16 canais de saída, incorporados em seu “core”. Outro destaque do Capitol é sua ampla gama de entradas: 4 mic/linha, 12 analógicas, 4 AES/EBU (AES3) estéreo digital, 2 USB estéreo digital, 2 linhas telefônicas opcionais e links de áudio digital multicanal opcionais; 16 canais AoIP em dois conectores ethernet ou 64 canais MADI via entrada de fibra óptica.
Eric Boyer, engenheiro-chefe da Caribe Broadcasting Network, está satisfeito com o desempenho e as possibilidades dos consoles Forum IP Split e Capitol IP: “A AEQ criou um sistema capaz de satisfazer todas as nossas necessidades e agora somos totalmente digitais e AoIP na rede. Há três anos, começamos a procurar atualizações de nossos estúdios para o digital. Precisávamos de um sistema digital, mantendo um preço razoável e nossos sistemas de automação os mesmos”.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube