Home Reportagens Rádio Itatiaia adota AES67 em seu workflow com soluções Lawo

Rádio Itatiaia adota AES67 em seu workflow com soluções Lawo

Por Ricardo Batalha

Emissora atualizou sistema de roteamento head-end para integrar a sede de Belo Horizonte com as mais de 50 afiliadas da rede no Estado de Minas Gerais

A principal emissora de rádio de Minas Gerais instalou um novo sistema de roteamento para alternar, processar e distribuir a programação de sua sede na capital do Estado, Belo Horizonte. O projeto da Rádio Itatiaia integra uma combinação de soluções de software e hardware da Lawo que suporta o padrão de interoperabilidade de áudio sobre IP AES67, e integra perfeitamente os diferentes equipamentos utilizados nas 52 estações da emissora.

Executivos da Itatiaia perceberam a necessidade de atualização de seus sistemas quando o roteador que utilizavam se tornou obsoleto, pois já não permitia a interoperabilidade entre os dispositivos digitais e equipamento de áudio em rede utilizado no dia a dia. A Lawo foi a escolhida não apenas para atualizar o sistema atual, senão também para antecipar necessidades tecnológicas futuras.

O vice-presidente da Rádio Itatiaia, Cláudio Carneiro, explica que a empresa que forneceu os consoles de mixagem para a emissora não tem hardware de roteamento dedicado ou um sistema de integração para isso. “A Lawo tem maior experiência e know-how com matrizes de roteamento dedicadas. Olhamos para outros fornecedores, mas os sistemas da Lawo eram mais maduros e estavam prontos para nos servir”, diz ele.

Por este motivo, durante o processo de licitação que começou em 2018, os engenheiros da Rádio Itatiaia forneceram à Lawo uma lista de equipamentos e soluções que consideravam essenciais. Solicitaram compatibilidade das soluções com o padrão AES67, interligação e interoperabilidade entre os padrões RAVENNA, WheatNet, Dante, AES/EBU e os equipamentos analógicos, o que resultou relativamente simples para a empresa, pois todos os equipamentos de rádio da Lawo são AES67 nativos e compatíveis com os padrões ST2110-30, para operação com equipamento de TV.


Projeto
O sistema implantado pelo parceiro brasileiro da Lawo, Carlos Ávila Pereira, consiste em um núcleo de roteamento redundante que utiliza as soluções LAWO POWER CORE e NOVA17 que pode ser controlado por qualquer painel físico KSC ou PCs com tela táctil, mediante a incorporação do software de controle gráfico VisTool Unlimited. O painel de controle intuitivo ajuda a garantir as mudanças de roteamento de sinal, para que a solução MATRIX permita o monitoramento personalizado e a ativação por touchscreen.

A tela principal do MATRIX, com 4 fluxos possíveis, fornece acesso instantâneo a todas as fontes e destinos do ecossistema da rede Itatiaia, com opções de roteamento de sinal mono ou estéreo quando necessário. O Matrix permite o controle de cada fluxo individualmente por meio de faders virtuais, cada um deles acompanhado por um de PPM e Correlation Meter. Os botões de destino apresentam submenus pop-up com várias fontes matriciais. A tela é complementada por um painel de seleção KSC14P2 para entradas (imputs) monitoradas com frequência. Ainda conta com detecção de silêncio para cada destino.

Carneiro conta que esta foi a primeira experiência da Rádio Itatiaia com a Lawo. “Estamos muito satisfeitos com a escolha. Podemos expandir a I/O conforme necessário. Temos recursos de processamento de sinal de áudio DSP sob demanda, faders virtuais, sinalização de falhas e automação de tarefas – tudo o que esperávamos de uma instalação preparada para o futuro”.

Independência e autonomia
Carlos Ávila Pereira afirma que o principal objetivo da Itatiaia era ser totalmente independente e não estar presa a um único fabricante ou sistema. “Como a maioria dos fabricantes fala do AES67, a Itatiaia agora tem a capacidade exclusiva de usar a rede de console e a rede de roteamento Lawo como backups uns dos outros em caso de emergência técnica”.

Carneiro diz que foram vários os fatores que tornaram único o projeto desenvolvido pela Lawo. “A capacidade de integrar as nossas mesas de mixagem AoIP existentes e os dispositivos Dante usando RAVENNA com AES67 é uma ação sem precedentes. Outras coisas que nos conquistaram foram a capacidade de operar o sistema usando telas touchscreens e painéis dedicados e, claro, a redundância completa, que vai das unidades POWER CORE às MASTERBOARDS de cada DALLIS, suas fontes de alimentação”.

O VP da Rádio Itatiaia afirmou, ainda, que “a matriz da Lawo tem uma enorme flexibilidade e recursos adequados para diferentes tipos de trabalho. O software de controle e operação VisTool é extremamente modular e configurável de acordo com as necessidades do cliente. Com isso, foi possível desenvolver um sistema muito flexível que pode ser moldado exatamente para as nossas necessidades técnicas e operacionais”.

Carneiro elogiou a equipe envolvida no projeto pelo “enorme compromisso”. “Eles inovaram, o que tornou o projeto ainda mais desafiador para os engenheiros da Lawo e para nós da Rádio Itatiaia. Tudo foi cuidadosamente pensado para garantir a melhor qualidade possível e tornar a operação de nossas estações mais precisa, minimizando radicalmente os erros de operação. A personalização do software de controle do sistema foi ainda melhor do que esperávamos, e a ferramenta VisTool também permite que fiquemos tecnologicamente atualizados”, finalizou o executivo. Um Estudo de Caso completo sobre o projeto pode ser baixado em www.lawo.com.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados