Home Reportagens Rádio Rosestad da África do Sul adota IP com console Type R da Calrec

Rádio Rosestad da África do Sul adota IP com console Type R da Calrec

Por Ricardo Batalha

Estação agora tem um console Type R de seis faders com um grande soft panel (LSP), além de um pequeno soft panel (SSP) para uso exclusivo dos convidados

A estação de rádio comunitária sul-africana Radio Rosestad 100.6 FM em Bloemfontein é a mais recente do país a aproveitar o console Type R for Radio da Calrec . Isso foi alcançado com a ajuda do integrador de sistemas de áudio profissional Creative Kilowat Productions e do distribuidor sul-africano da Calrec, Wild & Marr. A estação agora tem um console Type R de seis faders com um grande soft panel (LSP), além de um pequeno soft panel (SSP) para uso exclusivo dos convidados.

“A África do Sul é um país muito diversificado, com 11 idiomas falados e muitas comunidades em uma área. O conceito de rádio comunitária reconhece que todas elas têm necessidades específicas a serem atendidas. Quando identificamos que precisávamos mudar para uma infraestrutura IP, nosso integrador de sistemas nos apresentou o Calrec Type R for Radio. Ficamos impressionados com a tecnologia e o Type R é um sistema tão fácil de usar”, disse Bernie Naude, gerente geral da Radio Rosestad. “Estávamos funcionando com vários operadores de maneira rápida e fácil devido à flexibilidade dos consoles – os operadores têm suas próprias configurações e têm acesso exatamente ao que precisam. Isso significa que, embora a tecnologia seja tão avançada, continua sendo fácil de usar”, acrescentou.

Naude também destaca o treinamento online gratuito da Calrec como uma boa base, o que significa que “todos começaram no mesmo nível”. Dentro de 10 minutos do primeiro programa, a estação estava funcionando sem problemas. “Também conseguimos dar aos hóspedes a oportunidade de usar o equipamento. Usamos um SSP como segunda tela para que um convidado possa ajustar seus próprios níveis de fone de ouvido e usar o botão de tosse sem interromper a saída; sincronizar o cronômetro para eles na tela também é ótimo para os convidados”, comemorou.

A Rádio Rosestad foi fundada em 1994 pela comunidade local. É inteiramente em africâner para os moradores de Bloemfontein e arredores e tem uma área de captação de 100 km. Apoia instituições de caridade locais (44 em 2021) com tempo de antena para promover seus programas e incentiva os membros da comunidade a se envolverem na transmissão, treinando-os em produção de rádio. “Uma das melhores coisas sobre o processo foi a maneira como a equipe de suporte da Wild & Marr conseguiu fazer login na rede remotamente para fazer ajustes finos. Dwaine (da W&M) pode fazer logon e ver onde temos algum problema com nossa rede. Nunca demora mais do que alguns minutos para consertar alguma coisa”, acrescentou Naude.

Stefan Van Biljon, proprietário da Creative Kilowat Productions, comentou: “Nas regiões, os orçamentos costumam ser mais baixos do que nas grandes cidades e as estações de rádio não compram pelo que precisam agora, compram para o futuro. A Rádio Rosestad buscava escalabilidade – a estação tem planos de expansão ousados e queria a mesma operação e facilidade de uso. Como o núcleo Type R suporta vários ambientes de mixagem, eles não precisam investir tanto em hardware para expansão futura”.

Graham Murray, Gerente de Vendas Internacionais da Calrec, concluiu: “Trabalhar com estações de rádio comunitárias com orçamentos limitados e equipe mínima é gratificante porque mostra a versatilidade e o alcance do Type R. A equipe da Radio Rosestad pode fazer login em casa e monitorar o sistema, o que torna essa configuração extremamente benéfica para uma estação de rádio que funciona 24 horas por dia”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados