Home Reportagens Reality show Take Off produzido com fluxo de trabalho multicâmera Blackmagic Design

Reality show Take Off produzido com fluxo de trabalho multicâmera Blackmagic Design

Take Off, game show de ciência, inovação e competição, é transmitido pela RTL na televisão linear tradicional e no YouTube

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que “Take Off”, um reality game show filmado em Luxemburgo, foi produzido usando uma solução de aquisição, controle e entrega composta pelo switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K e foi editado e colorizado no DaVinci Resolve Studio.

Com a missão de despertar a paixão pela ciência nos jovens do Luxemburgo, “Take Off” é um game show que mistura ciência, inovação e competição. Transmitido pela RTL na televisão linear tradicional e também no YouTube, o formato inovador é o primeiro do gênero.

“O programa coloca 12 competidores uns contra os outros em uma série de desafios, culminando em um grande final”, inicia Yann Figuet, o diretor criativo da FreeLens TV, a produtora por trás do programa. “Implementar os produtos da Blackmagic Design foi fundamental para dar vida ao game show ‘Take Off’ e integrar perfeitamente fluxos de trabalho de produção avançados.”

A FreeLens TV enfrentou desafios únicos durante a produção, e o formato do programa exigia um fluxo de trabalho de produção ao vivo multicâmera para seguir resultados imprevisíveis que poderiam ser editados posteriormente na pós-produção.

“Implementamos 19 câmeras em uma solução técnica que incluía cadeias de câmeras de fibra SMPTE e um fluxo de trabalho de visão composto pelo ATEM Constellation 8K e pelo ATEM 2 M/E Advanced Panel da Blackmagic”, revela Figuet.

Para a aquisição de imagens, a FreeLens TV utilizou a Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2 e a Blackmagic Micro Studio Camera 4K, além de uma série de câmeras PTZ. “Transmitindo em HD, implementamos URSA Minis com várias lentes B4 e equipamos cada unidade com um conversor de fibra para oferecer ao operador retorno e controle de câmera, bem como intercomunicação e sinalização”, observa Figuet.

Elementos de produção virtual, alimentados pelo Unreal Engine, enriqueceram ainda mais a experiência dos espectadores, como explica Figuet: “Nosso objetivo era instruir e cativar o nosso público por meio de narrativas envolventes. Unindo o Unreal Engine à tecnologia da Blackmagic Design, conseguimos integrar perfeitamente elementos virtuais em nossa produção ao vivo e aumentar o valor educacional do programa.”

O gerenciamento de sinais de câmera, incluindo gravação ISO, e a simplificação da produção, foram possíveis graças a uma série de decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro e roteadores Blackmagic Videohub 40×40 12G.

“Para distribuir os diferentes fluxos, usamos dois roteadores Videohub 40×40 12G para gerenciamento de sinal. Um gerenciou entradas e saídas em nosso ATEM Constellation 8K, e implementamos mais um roteador para distribuir sinais dos 43 gravadores ISO”, explica Figuet.

Para ajudar a equipe de produção a acompanhar os eventos conforme eles aconteciam, um programa ao vivo foi mixado, o qual a FreeLens TV reeditou na pós-produção usando o DaVinci Resolve Studio para edição multicâmera e finalização de imagem.

“Nossos 25 anos de experiência na televisão não envolvem apenas produzir conteúdos, mas sim criar experiências”, conclui Figuet. “Com o apoio de empresas de tecnologia como a Blackmagic Design, conseguimos implementar uma solução completa, desde o sensor até a entrega, aproveitando o nosso amplo conhecimento em fluxos de trabalho de produção.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados