Home Reportagens RecordTV comemora sucesso no uso do MediaKind IRD na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019

RecordTV comemora sucesso no uso do MediaKind IRD na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Por Ricardo Batalha

Implantação do Receptor Modular Avançado RX8200 da MediaKind permitiu que a RecordTV atualizasse sua infra-estrutura para receber sinais de satélite codificados HEVC 4:2:2

A MediaKind foi selecionada pela RecordTV para possibilitar a entrega de mais de mil horas de programação dos 18º Jogos Pan-americanos, realizado entre 26 de julho e 11 de agosto na cidade de Lima (PER), através de seus serviços de streaming Play Plus, portal de notícias R7 e canais Record News e RecordTV.

Entre os desafios técnicos que a RecordTV enfrentou na preparação de sua cobertura dos XVIII Jogos Pan-Americanos estava uma mudança na codificação padrão das imagens de satélite transmitidas fornecidas pelo produtor do host, que optou por usar o codec HEVC 4:2:2:2 em vez do padrão comumente usadoMPEG-4 AVC 4:2:0. Para receber esses sinais de satélite, a RecordTV implantou os Receptores Modulares Avançados RX8200 da RecordTV, o mais vendido decodificador de receptor integrado (IRD) do mundo.

A Avicom Engenharia, parceira de canal da MediaKind no Brasil, atuou como integradora de sistemas do projeto.

“Esta é a primeira vez que tentamos decodificar o vídeo 4:2:2 e para garantir a entrega bem-sucedida de conteúdo ao vivo de alto valor, optamos naturalmente por estender nossa parceria de longa data com a Avicom Engenharia e a MediaKind. Com a aquisição dos Receptores Modulares Avançados RX8200 da MediaKind no início deste ano, conseguimos configurar e adaptar perfeitamente as unidades à nossa infraestrutura no início dos Jogos, no final de julho. A implementação deste IRD proporcionou a funcionalidade necessária para satisfazer os nossos requisitos operacionais e permitiu a entrega de uma emissão de alta qualidade deste prestigiado evento desportivo”, declarou Sergio Bruzetti, engenheiro de projetos da RecordTV.

Já Geraldo Marques, Director Técnico de Sistemas da estação, explicou que a integração bem sucedida dos receptores RX8200 permitiu à RecordTV beneficiar de um IRD atualizado, oferecendo um desempenho avançado com HEVC 4:2:2, ao mesmo tempo que oferece compatibilidade com o formato existente, reforçando as capacidades atuais da RecordTV e proporcionando um caminho suave para novos padrões.

Além dos recursos de decodificação HEVC, o RX8200 IRD da MediaKind oferece às operadoras de satélite ganhos de eficiência de largura de banda otimizados através do suporte total ao padrão aberto internacional DVB-S2X. Em combinação, as tecnologias oferecem uma mudança radical na eficiência da transmissão, permitindo que operadoras como a RecordTV reduzam drasticamente os custos operacionais ou liberem largura de banda para lançar novos serviços geradores de receita.

“Os Jogos Pan-Americanos de 2019 envolveram seis mil atletas de 41 países em 417 eventos em 38 esportes e alcançaram uma audiência internacional de mais de 400 milhões de espectadores. A transmissão de um evento tão grande para os telespectadores é um desafio altamente complexo e a RecordTV teve um grande sucesso de jogos. A equipe de profissionais trabalhou incansavelmente para reunir todas as belas imagens das várias modalidades, cerimônias de entrega de medalhas e comentários de especialistas ao público no Brasil, através de múltiplas plataformas. Foi uma honra trabalhar com a RecordTV para oferecer sua cobertura e, através da tecnologia de compressão líder da MediaKind, pudemos aproveitar enormes ganhos de eficiência no recebimento e transmissão desses streams ao vivo”, comemorou Jaime Ferreira, diretor da Avicom Engenharia.

Capaz de decodificar uma infinidade de formatos de vídeo e oferecer conectividade total para todos os meios de transmissão por meio de uma escolha abrangente e modular de opções, o IRD RX8200 da MediaKind oferece uma oferta personalizada de classe mundial que oferece verdadeira flexibilidade operacional. A plataforma, rica em recursos, oferece um conjunto completo de ferramentas de baixa latência, permitindo que todas as emissoras otimizem sua contribuição de conteúdo e aplicativos de notícias.

“Estamos orgulhosos de contribuir com nossa tecnologia e enriquecer a experiência do usuário com a extensa e ampla cobertura dos Jogos Pan-americanos da RecordTV no Brasil, uma competição que é apreciada e celebrada por milhões de pessoas em toda a América Latina. Ao colaborar com nossos parceiros de canal Avicom Engenharia neste projeto emocionante, continuamos a demonstrar nosso compromisso contínuo de elevar os padrões de transmissão na região e sempre fornecendo aos nossos clientes o mais alto nível de excelência”, concluiu Clayton Cruz, Chefe Regional da América Latina da MediaKind.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados