Home Reportagens RED Digital Cinema leva módulo Cine-Broadcast inovador para a IBC 2025

RED Digital Cinema leva módulo Cine-Broadcast inovador para a IBC 2025

Tecnologia promete transformar a produção ao vivo com imagem cinematográfica em tempo real e estreia de câmeras com mount Nikon Z

Por Ricardo Batalha

A RED Digital Cinema vai apresentar suas mais recentes inovações em tecnologia de transmissão na IBC 2025. No estande #11.C20A, os visitantes poderão acompanhar demonstrações ao vivo do novo módulo Cine-Broadcast e conferir a qualidade de imagem cinematográfica do portfólio de câmeras da fabricante.

O módulo Cine-Broadcast foi desenvolvido para levar a estética do cinema aos fluxos de trabalho de transmissão ao vivo. Ele suporta até dois canais em 4K 60P (HDR/SDR) via 12G-SDI e transmissão IP compatível com SMPTE ST 2110 (TR-08), além de permitir sinal JPEG-XS em 4K 60P. O sistema conta com conector híbrido de fibra óptica LEMO SMPTE 311M/304M e estação-base montável em rack de 2U ou 4U. Entre as funcionalidades adicionais estão câmera lenta avançada, aprimoramentos com inteligência artificial e aprendizado de máquina e streaming em tempo real em 8K 120FPS R3D habilitado pela licença RED Connect.

Durante a feira, a empresa também vai destacar o novo pipeline de cor para broadcast, que permite ajustes ao vivo das câmeras RED em ambientes de transmissão e streaming. O recurso possibilita correção de cor sob demanda e compatibilidade multicâmera com controles tradicionais de broadcast. Essa atualização, disponível em firmware para as câmeras V-RAPTOR XL e V-RAPTOR, utiliza RCPs padrão da indústria para gerenciar parâmetros em tempo real via IP, armazenando os dados de cada quadro nos metadados do arquivo gravado.

A novidade deste ano é a integração do módulo Cine-Broadcast com o servidor de produção ao vivo XT-VIA da EVS. A solução viabiliza até quatro vezes de câmera lenta em 4K e oito vezes em 1080p, enquanto entrega simultaneamente dois canais baseband. Essa capacidade é viabilizada pelo RED Connect, que permite streaming ao vivo de arquivos R3D e possibilita workflows avançados, como uso de inteligência artificial em tempo real e transmissão direta para headsets em 8K 120FPS. O Cine-Broadcast já foi utilizado em produções de CBS Sports, NBC Sports Group e MotoAmerica.

“A evolução da solução Cine-Broadcast da RED está redefinindo a flexibilidade criativa na produção ao vivo”, afirmou Jeff Goodman, vice-presidente de gestão de produtos da empresa. “Os produtores agora podem explorar a força visual da narrativa cinematográfica em conteúdos ao vivo sem comprometer velocidade, confiabilidade ou conformidade com os padrões do setor. É uma adição natural ao ecossistema de broadcast tradicional, reunindo soluções avançadas baseadas em IP em um único produto. Seja em esportes, shows ou grandes eventos, o sistema abre novas possibilidades criativas para produções em todo o mundo.”

Outra estreia na IBC será a das câmeras V-RAPTOR \[X] e KOMODO-X com mount Nikon Z. A V-RAPTOR \[X] combina desempenho superior em baixa luminosidade, ampla faixa dinâmica, altas taxas de quadros e sensor de grande formato 8K VV global shutter. Já a KOMODO-X traz um sensor 6K S35 global shutter, capaz de gravar em 6K a 80 quadros por segundo e em 4K a 120 quadros por segundo, em um corpo compacto de apenas 4x4x5 polegadas e 1,2 kg.

O mount Nikon Z amplia as opções de lentes e oferece um sistema completo de captura, do vidro ao codec. Com profundidade de flange reduzida e diâmetro ampliado, permite designs de lentes com mais nitidez e controle superior de aberrações. As lentes Z oferecem desempenho otimizado em baixa luz, detalhamento uniforme de ponta a ponta e autofoco avançado nas câmeras V-RAPTOR \[X] e KOMODO-X.

A RED estará presente no estande #11.C20A, ao lado das parceiras Nikon e Mark Roberts Motion Control (MRMC). A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://www.red.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados