Home Reportagens Rede Minas moderniza operação de playout com tecnologia da Pebble

Rede Minas moderniza operação de playout com tecnologia da Pebble

Solução baseada em software substitui sistema antigo, amplia canais, reduz custos operacionais e permite personalização de conteúdo por região

Por Ricardo Batalha

A Pebble, especialista em automação, gerenciamento de conteúdo e canais integrados, implementou uma nova arquitetura de playout totalmente definida por software para a Rede Minas, emissora pública do estado de Minas Gerais. O novo sistema oferece playout mais sofisticado e personalizado em múltiplos canais.

A Rede Minas, sediada em Belo Horizonte, transmite sua programação por meio de sinal terrestre, satélite e streaming, cobrindo uma ampla área. Diante da necessidade de substituir sua infraestrutura de playout obsoleta, a emissora buscava ampliar funcionalidades, capacidade e recursos operacionais. Para isso, optou por uma solução turnkey fornecida pela Pebble, composta por seu sistema de automação já consolidado no mercado, em conjunto com dispositivos Integrated Channel que substituem o hardware legado.

Além de ser uma alternativa altamente econômica, os dispositivos Integrated Channel da Pebble reduzem significativamente o espaço ocupado em rack e o consumo de energia, o que também impacta positivamente na refrigeração da instalação. Com essa economia, a Rede Minas conseguiu expandir sua programação, incluindo três canais educacionais, além de viabilizar serviços diferenciados para os públicos do sinal terrestre, via satélite e streaming.

Cada dispositivo Integrated Channel conta com duas saídas independentes. A emissora está utilizando essa funcionalidade para realizar “opt-outs”, transmissões específicas para determinadas regiões, atendendo a interesses locais e exigências regulatórias. A camada de automação da Pebble garante que o conteúdo correto para cada saída seja carregado e verificado quanto à qualidade antes da transmissão.

“Precisávamos migrar para um ambiente de playout moderno, mas sabíamos que seria um projeto de grande porte para nós”, afirmou Caroline Santos, diretora de Tecnologia da Rede Minas. “A Pebble e sua distribuidora no Brasil, a Videodata, nos apresentaram, por meio de uma demonstração prática, como suas soluções em software atenderiam totalmente às nossas necessidades — e até superariam as expectativas.

“O mais importante foi que eles conseguiram gerenciar o projeto de ponta a ponta”, continuou Caroline. “Isso incluiu a transferência de todos os dados do nosso sistema atual de gerenciamento de ativos e a integração com os fluxos de planejamento da emissora. O resultado foi uma transição rápida, limpa e sem problemas.”

Rosalvo Carvalho, diretor-geral da Videodata, acrescentou: “Temos uma relação longa e bem-sucedida com a Rede Minas. Essa modernização do playout era um projeto estratégico. Apesar de o processo de aquisição ter sido feito por licitação pública, como é exigido para órgãos governamentais, apresentamos a Pebble como uma especialista globalmente reconhecida em automação.”

“No fim, todos colaboraram em uma prova de conceito detalhada que respondeu a todas as dúvidas da emissora”, concluiu. “O resultado é transformador para a Rede Minas, em um projeto que respeitou a necessidade de evitar interrupções nas operações existentes. Estamos todos muito orgulhosos da forma como a implementação e a operação foram conduzidas.”

Site relacionado: http://www.pebble.tv

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados