Home Reportagens Rede suíça Teleclub expande transmissão de esportes ao vivo com a Blackmagic Design

Rede suíça Teleclub expande transmissão de esportes ao vivo com a Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Segundo Remo Val, engenheiro de sistemas e software, a Teleclub precisava duplicar a capacidade de alimentar canais adicionais de HD e UHD PPV, instalações de produção em estúdio

A Blackmagic Design anunciou que a Teleclub, a principal rede de TV paga da Suíça, implementou um sistema de reprodução de vídeo Ultra HD, construído em torno de uma infraestrutura Blackmagic Design 12G, para suportar um aumento no volume linear e pay per view (PPV) para canais de esportes ao vivo.

A rede recentemente expandiu sua produção para oferecer mais de 83 canais, incluindo oito em Ultra HD, transmitindo em alemão, francês e italiano, e cobrindo uma ampla variedade de esportes, incluindo as principais ligas europeias e nacionais de futebol, hóquei no gelo e outros via plataforma IPTV.

“Precisávamos duplicar a capacidade do Teleclub de alimentar canais adicionais de HD e UHD PPV, instalações de produção em estúdio, além de elementos gráficos e comentários adicionais”, observou Remo Val, engenheiro de sistemas e software da Teleclub. “Quando consideramos nossos requisitos de UltraHD, ficou claro que uma rede 12G-SDI de link único garantiria que tivéssemos capacidade suficiente em nossas salas de servidores e manteria os hubs de distribuição de cabos e sinais o mais otimizados possível.”

18 ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K foram instalados, cada um servindo dois dos canais HD ou UltraHD, com um M/E separado atribuído a cada canal. Cada switcher é emparelhado com um servidor de vídeo/CG, desenvolvido internamente no Teleclub usando placas de captura DeckLink Quad 2 e Caspar CG, para reprodução de vídeo ao vivo. Mais um ATEM 4M/E Broadcast Studio 4K oferece reprodução para um canal multiplex HD.

Remo explica que o sistema é controlado por uma interface de playlist dupla de controle sob medida. “O operador abre um evento do nosso banco de dados e o cliente gera todo o conteúdo específico em uma lista de reprodução, por exemplo, entrada ao vivo ou em estúdio, terços inferiores, logotipos do patrocinador. O software controla o ATEM, o servidor CG e o mecanismo de áudio para fornecer o que for o próximo item da lista de reprodução, para que um operador possa entregar um evento ao vivo inteiro com um botão.”

A instalação também inclui um novo estúdio e 26 caixas de comentários, com 12 Smart Videohub 40×40 12G para substituir os monitores localizados ao redor da sede de produção do canal em Volketswil, perto de Zurique, incluindo salas VIP e um bar para espectadores. “Deve haver mais de 250 Black Convertedores Micromagic, bem como conversores Teranex Mini, funcionando como a cola digital do centro de produção”, explicou Remo. “Foi uma consideração importante demonstrar a expansão da rede em todo o próprio centro de produção; portanto, onde você estiver no complexo, poderá ver o escopo e a escala da saída de transmissão do Teleclub”, completou.

“Simplificando, não poderíamos ter realizado esse projeto sem a Blackmagic Design. A API aberta, juntamente com o preço da placa de captura, nos permitiu projetar uma solução de playout flexível e confiável, e que pudesse ser construída especificamente em torno de uma infraestrutura 12G poderosa e pronta para o futuro que nos permitirá continuar a trazer o melhor da transmissão esportiva aos nossos telespectadores”, concluiu Remo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados