Home Reportagens Rick Shiels Media Ltd produz formato de podcast com ATEM Mini Extreme ISO

Rick Shiels Media Ltd produz formato de podcast com ATEM Mini Extreme ISO

“The Rick Shiels Golf Show”, o podcast sobre golfe mais ouvido da internet, utiliza ATEM Mini Extreme ISO e quatro câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que “The Rick Shiels Golf Show”, o podcast sobre golfe mais ouvido da internet, utiliza um fluxo de trabalho multicâmera 4K com o switcher de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e quatro câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K.

O canal principal de Shiels é o maior canal do YouTube para aprender a jogar golfe, com mais de 2,2 milhões de inscritos. O formato de podcast foi lançado como um programa mais informal e ganhou mais de 164 mil inscritos. Apresentado por Rick Shiels e produzido por Guy Charnock, o podcast fala sobre os acontecimentos do mundo do golfe, além de dar dicas para aprender o esporte e mostrar erros de gravação do canal principal.

Desde a publicação do primeiro vídeo no YouTube há dez anos, Shiels lançou mais de dois mil vídeos, totalizando 531 milhões de visualizações. “O canal principal existe há quase uma década, mas eu queria um lugar para um bate-papo mais informal, com conteúdo dos bastidores e comentários sobre as últimas notícias do mundo do golfe”, começa Shiels.

“O novo podcast passou a ser mais descontraído e, quando pegamos o embalo, decidimos que precisávamos de uma atualizada. Sempre gostei dos nossos programas, mas acho que o visual nunca foi tão caprichado quanto poderia ser”, acrescentou.

A equipe de Shiels trabalhou com o consultor de transmissões ao vivo Alex Pettitt para aprimorar o uso de hardwares e softwares, incluindo uma transição de HD (1080p) para 4K. Tanto Shiels quanto Charnock queriam manter a simplicidade do fluxo de trabalho, mas, ao mesmo tempo, alcançar uma maior flexibilidade no processo.

“Ao usar o ATEM Mini Extreme ISO com o DaVinci Resolve Studio, obtive um fluxo de trabalho 4K e pude mixar o podcast ao vivo para ter mais velocidade, ao mesmo tempo em que mantive a flexibilidade de corrigir erros na pós-produção. É a configuração perfeita para qualidade alta, entrega rápida e conteúdo multicâmera”, explica Pettitt.

O primeiro passo foi alterar a qualidade da transmissão ao vivo para HyperDeck Alta e ativar o recurso de gravações ISO. Todas as fontes, incluindo as saídas das quatro câmeras, são gravadas separadamente enquanto geram automaticamente uma linha de tempo de projeto DaVinci Resolve com todos os cortes para a equipe de Shiels usar na pós-produção.

“Percebemos que não estávamos tirando o máximo proveito das funcionalidades dos modelos Pocket Cinema Camera”, explicou Matt Nowell, produtor de conteúdo digital da Rick Shiels Media Ltd. “Migrar para Blackmagic RAW 6K melhorou significativamente a produção, e alterar a taxa de quadros de 25 fps para 50 fps deu ao programa um look mais fluido.

Antigamente, gravávamos as saídas diretamente do ATEM Mini Extreme ISO em vez de gravar as saídas de todas as câmeras, o que limitou nossa capacidade de fazer alterações se houvesse erro nos cortes, então passamos a usar a funcionalidade ISO para gravar todas as câmeras ao mesmo tempo.”

O fluxo de trabalho de Shiels no DaVinci Resolve Studio também foi atualizado ao usar as gravações H.264 do ATEM Mini Extreme ISO como proxies, exigindo menos capacidade de processamento. “Os proxies têm aproximadamente 2 GB, enquanto os arquivos originais da câmera em 6K têm 43 GB, o que acelera o nosso processo de edição”, afirmou Nowell. “É possível alterar os proxies pelos arquivos RAW originais da câmera quando necessário com apenas alguns cliques.”

“A atualização para 4K é maravilhosa”, concluiu Shiels. “Agora tudo está mais fluido, nítido e realista. Parece que você está lá, não que está assistindo a um vídeo e, ao mesmo, mantemos a simplicidade do fluxo de trabalho. Estamos muito satisfeitos por ter revelado um potencial criativo que nem sabíamos que estava ali o tempo todo.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados