Home Reportagens Riedel Bolero 2.4 GHz estreia em grande evento ao vivo na China

Riedel Bolero 2.4 GHz estreia em grande evento ao vivo na China

Produtora integrou sistemas de intercomunicação com fio e sem fio, conectando o Bolero ao Artist por meio do NSA-002 da Riedel

Por Ricardo Batalha

A Riedel Communications revelou que seu sistema de intercomunicação sem fio Bolero 2.4 gigahertz (GHz) foi utilizado pela primeira vez em um grande evento ao vivo na China. Durante os concertos de uma popular banda taiwanesa, a distribuidora da Riedel, Jiangsu R&J Electronic Co., alugou o sistema Bolero para fornecer áudio de alta qualidade, garantir fácil configuração e implementação, e assegurar frequências de rádio de alta qualidade e cobertura abrangente para a equipe de produção. Esse evento demonstrou como o Bolero 2.4 GHz pode ser utilizado eficientemente em um ambiente de grande escala sem ser afetado por outros dispositivos sem fio na mesma frequência e ambiente.

“Somos distribuidores da Riedel há mais de cinco anos e não conseguiríamos imaginar recomendar as soluções de outra empresa para essa ocasião”, disse Zhu Rongjun, gerente geral da R&J. “Seu inovador sistema Bolero tem aprimorado infraestruturas de comunicação em todo o mundo. Sentimos muito orgulho em fornecer essa solução perfeita e vê-la elevar a experiência de produção tanto para os artistas quanto para o público.”

Trabalhando em um estádio com capacidade para 50 mil espectadores, o diretor do concerto e a equipe responsável pela iluminação, som e vídeo precisavam se comunicar de forma transparente em todo o local. Apesar da presença de muitos dispositivos sem fio no ambiente, como câmeras e pontos de acesso Wi-Fi de alta potência, os beltpacks sem fio Bolero 2.4 GHz usados pela equipe de produção forneceram áudio de alta qualidade e comunicação confiável, superando o problema de interferência de co-frequência sem fio.

Além disso, a produtora conseguiu integrar com sucesso os sistemas de intercomunicação com fio e sem fio, conectando o Bolero ao seu sistema Artist por meio do adaptador de fluxo de rede NSA-002 da Riedel. Essa integração reduziu os custos ao limitar o número de antenas necessárias e permitiu que os operadores trabalhassem tanto em modos integrados quanto autônomos com maior flexibilidade. A equipe de transmissão externa utilizou uma interface de sinal de alta densidade MediorNet MicroN para executar sincronização de quadro e distribuição de sinal de vídeo, combinando também todas as suas ferramentas de vídeo de transmissão em uma unidade de rack (RU), reduzindo significativamente o espaço ocupado.

“Com uma frequência sem fio legalmente compatível, o 2.4 GHz pode ser utilizado sem preocupações. No entanto, devido ao problema de interferência de co-frequência sem fio, as pessoas nunca ousaram usar chamadas sem fio de 2.4 GHz em eventos de grande escala antes”, disse Peter Shen, Gerente Geral da Riedel Communications na China. “O Bolero 2.4 GHz mudou a perspectiva dos usuários, permitindo uma implementação fácil e proporcionando um desempenho excepcional. Ao demonstrar a disponibilidade do sistema em um ambiente real, alcançamos o que outros concorrentes não conseguem, solidificando mais uma vez nossa posição como principal fornecedor de soluções confiáveis de comunicação sem fio”, concluiu.

Site relacionado: https://www.riedel.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados