Super Liga Suíça (SFL) é a mais recente grande organização esportiva a adotar comunicações entre os árbitros (VAR) usando o Bolero S
Em parceria com a produtora NEP, a Riedel Communications está fornecendo o Bolero S – uma oferta de serviço gerenciado construída em torno do premiado Bolero wireless intercom – para conduzir o programa inovador de Árbitro assistente de vídeo (VAR – Video Assistant Referee) da SFL (Super Liga Suíça).
Bolero S é um sistema de intercomunicação à prova de falhas construído em torno da infraestrutura de comunicações do Artist, que fornece um dispositivo sem fio baseado em Bolero individualizado, ativado por voz, com suporte remoto fornecido pela NEP do Centro de Operação Técnica da SFL, em Hegnau (SUI). O Bolero S combina a tecnologia de intercomunicação líder do setor com engenharia personalizada e suporte prático de engenheiros qualificados pela Riedel. O resultado são comunicações claras, confiáveis e contínuas que podem ser aplicadas em qualquer esporte e para qualquer membro da tripulação, incluindo árbitros e treinadores.
Lançada para a temporada 2019/2020 da SFL, a infraestrutura de comunicação do árbitro desenvolvida por Riedel e NEP foi usada com sucesso para todos os 182 jogos da Super League Raiffeisen. O sistema possibilitou comunicações confiáveis entre os oficiais, seus assistentes nas laterais e a Sala de Operação de Vídeo da SFL em Hegnau. Com duas antenas Bolero S e sete packs de cinto implantados em cada um dos estádios das 10 equipes da Super League da Raiffeisen, uma equipe de três membros da instalação do NEP Broadcast Center apoiou os árbitros no estádio monitorando várias transmissões de televisão de jogos ao vivo. A equipe de operações de vídeo então usou o sistema Bolero S para comunicar informações em tempo real e com a mais alta qualidade de áudio possível aos árbitros para ajudá-los a tomar decisões informadas sobre jogadas questionáveis.
Uma extensa rede de transporte e roteamento de sinal com base no MediorNet da Riedel gerenciava os sinais de vídeo dos estádios para o VOR em Hegnau. A instalação do MediorNet incluiu três roteadores de núcleo MetroN e 28 dispositivos de rede de distribuição de mídia de alta densidade MicroN, que operavam como roteadores descentralizados. Doze dos dispositivos MicroN foram configurados como multiviewers usando o aplicativo MicroN MultiViewer. Para suportar o intercomunicador Bolero S, um mainframe de matriz digital de alta densidade Artist-1024 forneceu comunicações em conformidade com AES67.
“Após uma análise detalhada de todas as 182 partidas, podemos afirmar que o VAR apresentou um erro claro e óbvio em 36 casos. Sem o apoio dos videoperadores de Hegnau, essas situações teriam sido mal avaliadas e, na pior das hipóteses, teriam levado a um resultado diferente. Isso demonstra claramente que o VAR tornou o futebol na Suíça mais justo”, comentou Dani Wermelinger, Chefe do Departamento de Arbitragem de Elite da SFV.
“Estamos muito orgulhosos do sistema VAR, que é, de longe, a inovação tecnológica mais importante no futebol suíço moderno. O projeto VAR era extremamente complexo, com uma ampla gama de tecnologia, treinamento e elementos de processo que precisavam ser interligados, e nossa parceria com Riedel foi a chave para o sucesso deste projeto”, declarou Reto Häuselmann, Gerente de Projeto VAR da Liga Suíça de Futebol. “Um link de comunicação estável e confiável com excelente qualidade de voz também foi fundamental e, olhando para o feedback positivo que recebemos de nossos árbitros, o Bolero S parece ter cumprido sua promessa”, concluiu.