O novo nó Riedel 1024 redefine a conectividade de intercomunicação com maior densidade de portas e suporte IP nativo
Há dez anos, a Riedel Communications lançou na NAB Show, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias realizada anualmente em Las Vegas (EUA), o que se tornaria um de seus principais produtos: a MediorNet. Esta proposta nasceu como a primeira plataforma para redes distribuídas de mídia e transporte de sinais baseada em tecnologias de TI.
Mudando radicalmente o modo como os radiodifusores de rádio movem seus sinais, a MediorNet introduziu uma nova tecnologia para transmissão de dados. Hoje existem mais de 5.000 frames instalados em todo o mundo.
Agora, uma década depois, a Riedel dá um passo gigantesco com o lançamento do Artist 1024, uma matriz de intercomunicação com a qual pretende redefinir a conectividade de comunicações com uma maior densidade de portas e compatibilidade com IP nativo.
No que poderia ser facilmente descrito como “a próxima peça do quebra-cabeça”, esse nó de comunicação fornecerá os recursos avançados que os clientes solicitaram. Em conformidade com o padrão SMPTE 2110-30/31 (AES67), o Artist-1024 é o próximo passo no desenvolvimento contínuo do ecossistema de intercomunicação Artist.
O nó Artist-1024 possui 1024 portas sem bloqueio em apenas 2 RU, o que reduz significativamente os requisitos de espaço em rack. Essa incorporação mais recente ao ecossistema do Artist apresenta uma série de inovações técnicas centradas em placas de interface universal (UIC) definidas por software. Esse tipo completamente novo de placa de interface combina rede, mixagem e gerenciamento, e pode ser configurado para atuar como um cartão AES67 ou MADI, ou como um cartão de fibra/roteador/processador. Alterar o tipo de conectividade é tão fácil quanto reconfigurar o UIC com um simples clique no software de configuração do Director.
São dez posições fornecidas para os UICs, dois dos quais são reservados exclusivamente para o roteamento e a conexão de rede dos UICs. Os oito compartimentos restantes podem ser equipados com UICs de diferentes configurações para fornecer conectividade aos inscritos. O mixer embutido em cada cartão de assinante pode ser dimensionado de 8 a 128 portas por cartão e pode acessar as 1.024 portas da rede de backbone do Artist. Além disso, existem quatro slots de expansão disponíveis para vários aplicativos GPIO ou de sincronização.
O Artist-1024 também introduz um novo sistema de licenciamento flexível e fácil de usar, com licenças em nível de estrutura em vez de licenças do tipo conectividade. Cada nó começa com uma licença Virtual Artist Matrix (VAM), que inclui um número definido de portas (16 a 1.024) que podem ser distribuídas livremente através dos cartões de assinatura do nó. Além dessas licenças bloqueadas por nós, também há licenças flexíveis que permitem uma rápida reconfiguração do sistema simplesmente movendo recursos entre os nós.
O novo nó Riedel Artist foi projetado com redundância em seu núcleo. Ao suportar vários esquemas de redundância, incluindo N + 1, NIC e SMPTE 2022-7, ele pode fornecer um grau sem precedentes de robustez e confiabilidade. Toda lógica de controle e links de dados dentro da estrutura são redundantes, e segurança adicional é fornecida por duas fontes de alimentação de compartilhamento de carga e um módulo de ventilador com unidades de ventilador redundantes. A soma dessas medidas é equivalente à mais completa rede de segurança de comunicações disponível no mercado.
Para Thomas Riedel, CEO da Riedel, a compatibilidade dos sistemas e a sustentabilidade dos investimentos do cliente são de extrema importância. “O nó Artist-1024 se adaptará a novos clientes que desejam ter um sistema completo pronto para o futuro, bem como aqueles clientes que nos apoiaram por anos e que agora estão prontos para migrar para infraestruturas IP.”
Por fim, o Artist 1024 nasceu com alguns projetos em andamento como a instalação que a emissora canadense CBC/Radio-Canada está realizando em seu novo centro de produção em Montreal. Nesta ocasião, a emissora optou por um sistema de intercomunicação baseado inteiramente em IP com tecnologia Riedel. François Legrand, diretor sênior da Core Systems Engineering, acompanhou Thomas Riedel no lançamento oficial da nova solução da empresa alemã.