Home Reportagens Riedel fala sobre a infra-estrutura usada nos Jogos Pan-Americanos e Parapan de Lima

Riedel fala sobre a infra-estrutura usada nos Jogos Pan-Americanos e Parapan de Lima

Por Ricardo Batalha

Riedel Communications forneceu uma solução A/V Turn Key para os Jogos Pan-Americanos e Parapan de 2019, realizados em Lima (PER)

A Riedel Communications forneceu uma solução A/V Turn Key para os Jogos Pan-Americanos e Parapan de 2019, realizados em Lima (PER). As tecnologias da Riedel, combinadas a um serviço e suporte abrangentes no local, garantiram transporte e comunicações de sinal flexíveis, claros e confiáveis para os dois eventos.

Como o terceiro maior evento internacional poliesportivo do mundo, os Jogos Pan-Americanos e Parapan de 2019 tiveram um total combinado de 9.500 atletas de 41 países participando de 419 eventos em 39 esportes. A Riedel foi a parceiro oficial de áudio/vídeo para os jogos, fornecendo todos os sistemas de distribuição de sinais e comunicações por interfone para um recorde de 42 locais de competição e três locais de não-competição. Isso incluiu o transporte em tempo real de sinais de produção de banda base HD para eventos como levantamento de peso, ginástica rítmica, arco e flecha, handebol, maratona, marcha atlética de 20 e 50 km, raquetebol e pólo aquático.

“Enviamos 22 contêineres marítimos de 40 pés cheios de nossos equipamentos para o Peru – além de vários embarques de carga aérea – que mostram o imenso escopo desse projeto”, disse Marc Schneider, diretor de eventos globais da Riedel Communications. “A realização de um evento esportivo internacional dessa escala é um empreendimento enorme, mas nossa equipe vive para esse tipo de desafio complexo. Assim como já provamos várias vezes, as soluções integradas da Riedel oferecem a potência, flexibilidade, confiabilidade e simplicidade necessárias para conduzir este evento esportivo de classe mundial.”

A Riedel forneceu todos os sistemas de áudio, incluindo sistemas de PA, sistemas de microfone e soluções especializadas, como alto-falantes subaquáticos. As soluções de comunicação incluíram 45 sistemas de interfone de matriz digital da Artist com 50 painéis, 110 caixas de comentários e 220 cintos e fones de ouvido da Bolero.

Os Jogos Pan-Americanos e Parapan de 2019 foram os primeiros a alcançar comunicações perfeitas no local sem rádios, com todas as equipes confiando apenas nos sistemas de intercomunicação sem fio Bolero. Com a solução Bolero integrada por artistas da Riedel instalada em todos os locais, todas as equipes podem se beneficiar da flexibilidade total e da comunicação full-duplex confiável. Na maioria dos locais, a cobertura abrangente pode ser obtida com apenas uma única antena Bolero.

Para garantir que todos os espectadores tivessem acesso à mesma experiência, a Riedel também equipou todos os 17 locais do Parapan com dispositivos FM para serviços descritivos de audição e áudio das apresentações e transmissões do locutor.

Um backbone de sinal da MediorNet conduzia telas e placares de LED e fornecia os sistemas de controle para as produções em cada local. Além disso, o backbone de sinal forneceu todos os feeds de pool para a emissora host Mediapro. A equipe da Riedel forneceu todos os cabos em cada local para interconexão, roteamento e distribuição de tempo, pontuação, resultados e sinais de transmissão. No total, as soluções de transporte de sinal em Lima consistiam em mais de 130 nós MediorNet e quase 180 quilômetros de fibra.

Além do equipamento, a Riedel apoiou os jogos com uma equipe de engenharia no local composta por 75 integrantes internacionais e 182 locais. A equipe da Riedel cuidou do gerenciamento de projetos, planejamento, design, implantação e operação de todos os sistemas, incluindo configuração e comissionamento, instalação, teste e otimização.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados