Home Reportagens Riedel fornece tecnologia para a cobertura 360 da Copa América de Vela

Riedel fornece tecnologia para a cobertura 360 da Copa América de Vela

Por Ricardo Batalha

Conceito inclui abordagem tecnológica inovadora, que combina produção de televisão ao vivo, infraestrutura de eventos e gerenciamento de regatas para o principal evento de vela do mundo

As tecnologias de hardware e software de ponta da Riedel estão no cerne do conceito de 360 ​​graus para a cobertura da 36ª Copa América, a mais famosa e prestigiada regata do iatismo. Fornecida pela parceira de produção, Circle-o, o conceito da cobertura inclui uma abordagem tecnológica inovadora que combina produção de televisão ao vivo, infraestrutura de eventos e gerenciamento de regatas para o principal evento de vela, que ocorre atualmente no Golfo de Hauraki, próximo a Auckland, na Nova Zelândia. A nova edição em que o barco Luna Rossa Prada Pirelli, da Itália, disputará contra a Emirates Team New Zealand, será realizada a partir de 6 de março.

A Riedel oferece soluções inovadoras de câmeras, novas tecnologias de áudio e de sensores integradas em uma infraestrutura técnica completa. Para isso, conta com uma equipe de 30 profissionais que gerenciam todos os sistemas de áudio, vídeo, comunicação, monitoramento e transmissão de dados, incluindo sinais de câmeras de bordo, monitoramento de barcos e helicópteros. Uma vez que todos os sistemas de câmera, microfone e transmissão devem suportar condições marítimas extremas, a Riedel forneceu equipamentos personalizados a bordo de cada um dos iates concorrentes.

Responsável pelo conceito de tecnologia global para a cobertura da Copa América, a empresa alemã integrou serviços e tecnologias de outros parceiros à sua extensa infraestrutura de produção, incluindo fabricantes como iXblue, Sennheiser e Lawo, além de antenas e sistemas de radar Pidso e tecnologia de rastreio GPS Igtimi. Além dos engenheiros no local, a Riedel também fornece amplo suporte remoto de seu Centro de Operações Remotas (ROC) em Wuppertal (ALE).

O ROC serve como um centro de monitoramento e engenharia por meio do qual os operadores podem acessar remotamente todas as configurações do sistema em Auckland, incluindo sinais de vídeo, áudio e intercomunicação. Desta forma, a equipe ROC pode monitorar e controlar parâmetros essenciais do equipamento a bordo dos barcos de corrida, incluindo controle de câmera, configurações de áudio, transmissão de dados GPS e gerenciamento de bateria, e ajudar a equipe local a otimizar o desempenho do sistema.

Thomas Riedel, CEO e fundador da Riedel Communications, reconhece que “estamos muito satisfeitos por desempenhar um papel tão central na batalha deste ano pela Copa América, o troféu esportivo internacional mais antigo do mundo. Décadas de experiência nos ambientes de produção mais exigentes agora culminam neste projeto muito especial com desafios muito únicos. Junto com nossos fornecedores parceiros, nossa equipe criou uma infraestrutura de produção contínua, que está permitindo que a Circle-o leve sua cobertura ao vivo a novos níveis emocionantes. A cobertura surpreendente abre perspectivas totalmente novas sobre a vela e ilustra perfeitamente o enorme impacto que a tecnologia pode ter nos formatos de entretenimento e na tangibilidade dos eventos desportivos.”

“Com a abordagem de tecnologia unificada da Riedel e a inovação líder da indústria no coração da operação da 36ª Copa América, a principal competição de vela, pretendemos oferecer a melhor experiência possível para fãs estabelecidos e novos do esporte da vela”, concluiu Stephen Nuttall, Diretor Administrativo de Produção e Direitos de Mídia da America’s Cup.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados