Home Reportagens Riedel Intercom System permite comunicações claras e remotas do VAR para a Real Associação Belga de Futebol

Riedel Intercom System permite comunicações claras e remotas do VAR para a Real Associação Belga de Futebol

Intercomunicador sem fio Bolero da Riedel e sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist auxiliam as equipes de arbitragem da RBFA

Por Ricardo Batalha

A Riedel Communications está em parceria com soluções de transmissão e provedor de serviços EMG para permitir comunicações claras e confiáveis entre os árbitros da Jupiler Pro League da Bélgica, seus assistentes no campo de futebol e os árbitros assistentes de vídeo que trabalham remotamente no VAR Replay Center no Proximus Basecamp, sede da Real Associação Belga de Futebol (RBFA). Juntos, o intercomunicador sem fio Bolero da Riedel e os sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist apoiam equipes de arbitragem da RBFA em todos os estádios da Jupiler Pro League e no VAR Replay Center para garantir comunicações perfeitas conforme as chamadas são feitas e revisadas.

“Com uma solução de intercomunicação que permite conversas nítidas e claras entre os árbitros em campo e nosso VAR Replay Center em Tubize, podemos ter certeza de que estamos obtendo uma qualidade excepcional no processo de comunicação”, afirmou Stephanie Forde, diretora de operações, departamento de arbitragem profissional na Real Associação Belga de Futebol. “Apesar da distância entre cada estádio e o VAR Replay Center, o som é excepcional. Tanto o sistema Bolero quanto o sistema Artist são fáceis de usar, então nossas equipes não têm problemas para fazer a conexão certa, mesmo em meio a uma partida intensa. Com o suporte profissional da Riedel, a integração e a configuração do sistema foram simples”, completou.

A solução Riedel conecta o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, localizado 25 km ao sul de Bruxelas, na pequena cidade de Tubize, com todos os estádios da Jupiler Pro League em toda a Bélgica. Os sinais que se movem entre diferentes estádios e o VAR Replay Center viajam pela rede Proximus MPLS, projetada para esportes e eventos premium, não apenas para VAR, mas também para produção remota de competições da Jupiler Pro League.

A Riedel forneceu todos os kits de estádio, cada um equipado com sistemas de intercomunicação sem fio independentes Bolero-S, incluindo antenas, cintos e fones de ouvido para árbitros trabalhando em campo. No VAR Replay Center, cinco mesas/estações VAR, mais uma sobressalente e uma mesa de supervisor estão equipadas com o sistema de intercomunicação Artist 1024 com 1216 painéis de intercomunicação que suportam partidas sobrepostas (em paralelo) por dia de jogo. Nos últimos dois dias de jogos da competição regular da liga, o sistema foi expandido com pacotes de voo para suportar até nove partidas simultâneas.

“O Proximus Basecamp é o lar das seleções e árbitros da Bélgica, e o VAR Replay Center fica no coração do departamento técnico esportivo da federação belga e de suas alas regionais, ACFF e Voetbal Vlaanderen”, explicou Kristof Vanden Eynde, gerente de vendas da Riedel na Bélgica. “Estamos orgulhosos de que nossos sistemas de intercomunicação tenham se tornado parte integrante das operações de dia de jogo no VAR Replay Center e em estádios por toda a Bélgica. É emocionante ver os resultados na transmissão ao vivo enquanto os árbitros ligam sem esforço para seus colegas remotos para a palavra final em uma chamada específica, e sabemos que isso faz a diferença para os torcedores”, concluiu.

Site relacionado: https://www.riedel.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados