Home Reportagens Riedel lança nova divisão de serviços esportivos gerenciados

Riedel lança nova divisão de serviços esportivos gerenciados

Por Redação

A Riedel Managed Sports Services oferece tecnologias sob medida, além de extensa supervisão e suporte de engenheiros qualificados do fabricante alemão

Os eventos esportivos de grande porte de hoje, bem como os requisitos técnicos de radiodifusão, estão crescendo a um ritmo surpreendente. Para atender e exceder esses requisitos, a Riedel Communications lançou sua nova divisão de Serviços Esportivos Gerenciados, que oferecerá tecnologias sob medida, juntamente com ampla supervisão e suporte dos engenheiros da Riedel.

Entre os primeiros a se beneficiarem destes serviços está a DFL (Deutsche Futebol Liga), que fez uma parceria com a Riedel para projetar uma infraestrutura confiável às comunicações dos árbitros da Bundesliga alemã.

Com o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, lançado em 2017, a Riedel possui uma plataforma de intercomunicação com qualidade de áudio que se adapta às transmissões esportivas. O desafio era proporcionar uma comunicação clara entre os árbitros da Bundesliga e seus assistentes no campo, bem como o (VAR) Centro de Assistência por Vídeo localizado em Colônia. Além disso, o beltpack tinha que ser adequado para os árbitros e para ambientes de jogos ao vivo.

Para esse esforço conjunto, os especialistas da DFL e a equipe de engenheiros e gerentes de produto de Riedel foram responsáveis por projetar uma versão menor do sistema Bolero, que oferecia liberdade ilimitada de movimentação no campo, mantendo as principais características, como múltiplos canais, alta clareza de voz e confiabilidade de RF.

Centro de Operações Remotas (ROC)

No início, foi decidido que a VOX (transmissão ativada por voz) ofereceria a conveniência do viva-voz para que o projeto fosse um sucesso. O resultado é uma combinação do beltpack Bolero com as mãos livres e auscultadores leves operados pela VOX, que permitem aos árbitros, assistentes e árbitros assistentes de vídeo comunicarem sem esforço através de uma ligação em tempo real ao novíssimo ROC (Centro de Operações Remotas) da Riedel em Wuppertal.

Um ano de intensa colaboração deu seus frutos a tempo do início da temporada 2018/2019, quando o Bolero S passou no teste de desempenho durante a Super Copa DFL 2018, superando todas as expectativas com seu tamanho compacto, peso leve e operação simples.

“Este foi o resultado de grandes sinergias entre a Riedel, a DFL e o departamento de arbitragem da Deutscher Fußball-Bund. Um estádio com 80.000 espectadores, como o Signal Iduna Park em Dortmund, é um ambiente muito exigente para comunicações claras. Experimentar diferentes configurações de fones de ouvido, cartuchos de microfone e transdutores de som em nosso laboratório não seria suficiente. Graças à nossa colaboração com a DFL, pudemos realizar testes de campo extensivos nos estádios oficiais da Bundesliga e estamos mais do que satisfeitos com o resultado desse esforço em equipe”, enfatiza Jacqueline Voss, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Corporativos da Riedel.

O Riedel Managed Sports Services e o Bolero S proporcionam comunicações confiáveis entre os árbitros dos 306 jogos da Bundesliga nesta temporada. Em cada um dos 18 estádios da Bundesliga, três antenas Bolero fornecem cobertura total dentro e fora do gramado, dentro dos vestiários dos árbitros e nos túneis dos jogadores. Seus sinais convergem em uma matriz de intercomunicação Riedel Artist 32 que então se conecta ao VAR em Colônia e ao ROC Wuppertal através do WAN VoIP.

No ROC, os engenheiros monitoram cada um dos componentes do sistema e respondem às mudanças de circunstâncias no campo em tempo real. Ao controlar parâmetros como limiares de porta, tempo de liberação e limite, cada microfone VOX pode ser calibrado individualmente para cada árbitro e então ajustado às condições do estádio em tempo real. Com os especialistas da Riedel supervisionando a carga da bateria e a integridade do sistema, os árbitros agora podem se concentrar totalmente em orientar e direcionar as partidas de forma imparcial.

“Com a Riedel encontramos o parceiro ideal para as comunicações dos árbitros. Tendo fornecido soluções personalizadas para eventos esportivos de alto nível, como esportes automobilísticos de primeira linha ou grandes torneios de futebol, a Riedel Communications é inigualável em sua experiência. Nossa colaboração com a Riedel resultou no fantástico Bolero S e, com o apoio de seu Centro de Operações Remotas, agora desfrutamos de uma solução completa e livre de preocupações”, ressalta Ansgar Schwenken, diretor de Assuntos de Futebol e Fãs da DFL e membro do Comitê Executivo da DFL.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados