Home Reportagens Riot Games usa Nevion Virtuoso na produção remota da final mundial de ‘League of Legends’

Riot Games usa Nevion Virtuoso na produção remota da final mundial de ‘League of Legends’

Por Ricardo Batalha

Os eSports são uma das primeiras produções do mundo que usam o novo padrão de codificação JPEG XS

A Riot Games, organizadora do popular League of Legends eSports, usou o Nevion Virtuoso como software de parte de sua produção remota da recente final do Campeonato Mundial de League of Legends, realizada no último dia 10 de novembro no AccorHotels Arena, em Paris (FRA). Assim, a Riot Games se tornou uma das primeiras empresas do mundo a tirar proveito da inovadora tecnologia de codificação JPEG XS.

O evento deste ano contou com a presença de dois centros de produção remota: a versão em inglês foi produzida na sede europeia da Riot em Berlim (a mais de 1.000 km de Paris), enquanto a realização mundial ocorreu em Los Angeles (cerca de 9.000 km). Para o evento, a Nevion Virtuosos forneceu o transporte de vídeo confiável e de baixa latência necessário entre Paris e os locais de produção, usando as funções de codificação JPEG 2000 e JPEG XS do nó de mídia que opera nas mesmas unidades. Enquanto a primeira tecnologia de codificação está bem estabelecida, a segunda é um padrão completamente novo.

O JPEG XS atinge compactação de alta qualidade com taxas de até 10: 1 com uma latência inferior a milissegundos, ou seja, uma fração de um quadro de vídeo, permitindo que os fãs e jogadores de videogame que assistam em casa Veja a ação mais rapidamente. Para esta produção, o vídeo compactado JPEG XS foi transportado usando o SMPTE ST 2110-22 através da WAN (rede de área estendida).

Scott Adametz, diretor do Riot Games Esports Technology Group, explicou: “O JPEG XS é um grande passo à frente na produção doméstica. Ele fornece saída sem falhas e visualmente sem falhas com latência ultra baixa, o que o torna comparável ao vídeo não compactado, mas com uma fração do consumo de largura de banda. Isso é muito importante para uma produção global massiva e de alto perfil, como a final do Campeonato Mundial de League of Legends , onde qualidade e imediatismo são a chave para a experiência dos espectadores.”

Hans Hasselbach , diretor comercial da Nevion, conclui afirmando que “a Riot Games está levando a produção de conteúdo ao vivo a novos níveis em todos os aspectos. Estamos orgulhosos de ter fornecido a plataforma JPEG XS, que permitiu à Riot Games ser a primeira a usar a tecnologia na produção intercontinental remota.”

Foto: Michal Konkol/Riot Games

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados