Home Reportagens Robe ilumina o palco da fase final do American Idol 2023

Robe ilumina o palco da fase final do American Idol 2023

Cenário do American Idol com soluções da Robe foi o ponto de partida para o designer de iluminação Tom Sutherland trabalhar no novo design de iluminação

Por Ricardo Batalha

A inédita filmagem das finais ao vivo do American Idol 2023 nos Red Studios Hollywood deu ao designer de iluminação Tom Sutherland, da DX7, a oportunidade de criar uma nova cenografia com grande ênfase nas soluções da Robe. O cenário do American Idol foi o ponto de partida a partir do qual Sutherland trabalhou no novo design de iluminação. Elegante e moderna, a área de atuação tinha uma distintiva forma de diamante, permitindo a incorporação de uma grande quantidade de fontes LED, telas, painéis e tiras de iluminação, além de um chamativo piso LED.

Após analisar o mercado, o designer optou por utilizar uma grande quantidade de luzes móveis Robe em seu esquema de iluminação, incluindo 137 MegaPointes, 104 Treta2 (destinados a looks e efeitos especiais) e 49 Spiider LED, entre outros equipamentos. Todas essas soluções são utilizadas de forma muito versátil, adaptando-se a cada necessidade do formato e das performances.

Por exemplo, Tom decidiu refletir o design do piso em forma de diamante com uma grade de Spiiders situados no teto, formando uma estrutura que se assemelhava a uma espécie de “lustre de aranha contemporâneo”. Um conjunto de MegaPointes circundava essa grade, mas não foi o único uso dado a essas luzes móveis da Robe: elas foram posicionadas ao longo da estrutura envolvente do palco na parte frontal, acima das bordas laterais do palco e ao longo da “estrutura 1 do palco”, que se curvava ao redor da parte traseira da área do palco. Além disso, foram colocados cinco MegaPointes em cada lado da cobertura e quatro atrás da banda ao vivo para criar uma aparência estrutural e efeitos de silhueta a partir desse ângulo.

Os Tetra2 foram utilizados para enquadrar a tela LED do palco, uma grande superfície que se dividia e deslocava para a esquerda e direita para permitir as entradas e saídas. Além dos produtos da Robe, outras 700 luzes foram empregadas na montagem. “O desafio é sempre garantir que esteja usando a tecnologia mais apropriada e certificar-se de que esteja sempre empurrando os limites e mantendo as coisas com uma aparência única e distintiva”.

Toda a iluminação do programa foi programada em um console grandMA3 da MA Lighting e foi supervisionada por Bobby Gray e Harry Forster, que trabalharam na primeira e na segunda metade da temporada, respectivamente.

Site relacionado: https://www.robe.cz/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados