Home Reportagens Rohde & Schwarz, China Mobile e MediaTek realizam teste técnico de terminal protótipo de 5G mmWave

Rohde & Schwarz, China Mobile e MediaTek realizam teste técnico de terminal protótipo de 5G mmWave

Por Redação

O principal objetivo foi verificar as características do sinal e a propagação do terminal mmWave em diferentes ambientes

A Rohde & Schwarz, especialista em testes e medições, a provedora de serviços de telecomunicações China Mobile e a provedora de plataformas móveis MediaTek realizaram um teste técnico de um terminal protótipo 5G. O principal objetivo foi verificar as características do sinal e a propagação do terminal mmWave em diferentes ambientes, tanto internos quanto externos, e investigar o efeito que o rastreamento de feixe e a comutação de antenas de arranjo têm na manutenção da estabilidade do sinal mmWave.

Nos testes técnicos, um gerador de sinais vetoriais R&S SMW200A da Rohde & Schwarz simulou o sinal de downlink das estações base. O dispositivo sob teste (DUT) era um terminal de protótipo MTK mmWave. Esse terminal de protótipo, aproximadamente do tamanho de um telefone celular normal, usa uma tecnologia de matriz de antenas altamente integrada com recursos de rastreamento de feixe e formação de feixes.

O efeito de blindagem é um fenômeno usado para descrever como diferentes materiais, colocados no caminho dos sinais transmitidos da mmWave, interferem na recepção dos sinais. Nos ensaios técnicos, os efeitos de blindagem do vidro, madeira, têxteis, metal, plantas e principalmente a influência da blindagem direta do corpo humano foram pesquisados, colocando-os entre uma antena de corneta (consiste em um guia de ondas de metal em forma de chifre para direcionar ondas de rádio em um feixe) e o DUT.

O resultado do teste indica que o sinal mmWave pode ser seriamente afetado pelo efeito de proteção dos objetos. A blindagem do corpo humano pode fazer com que a atenuação do sinal seja tão alta quanto 10-20 dB. Para resolver este problema, é necessária a otimização adicional do terminal e da rede. Por exemplo, os projetistas de antenas podem precisar apresentar soluções mais flexíveis, como matrizes de múltiplas antenas que permitem descobrir o sinal mais forte alternando entre antenas.

O 5G mmWaves pode oferecer muitos benefícios, incluindo maior largura de banda e maior velocidade de transferência de dados. No entanto, os engenheiros que projetam soluções baseadas em 5G também precisam estar cientes dos desafios relacionados ao uso de altas frequências, como efeitos de blindagem e propagação de sinal. A China Mobile continuará a trabalhar com parceiros como MediaTek e Rohde & Schwarz na exploração de soluções relativas a 5G mmWaves, a fim de estar pronta para a implantação comercial da tecnologia 5G mmWave.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados