O Centro Europeu de Testes e Integração Aberta (OTIC) em Berlim (ALE), localizado no campus de inovação da Deutsche Telekom facilitado pelo i14y Lab, oferece testes de alta qualidade e abrangentes para produtos e soluções baseados em O-RAN, bem como serviços de validação e integração para uma cadeia de fornecimento de fornecedores de rede de acesso de rádio aberta. Em sua primeira certificação bem-sucedida de uma unidade de rádio O-RAN (O-RU) de acordo com a O-RAN ALLIANCE (O-RAN) como parte do Programa de Certificação e Distinção O-RAN, o i14y Lab confiou na solução integrada para testes de conformidade O-RU da Rohde & Schwarz e VIAVI.
Rohde & Schwarz e VIAVI Solutions, Inc. apoiaram o OTIC Europeu em Berlim no processo de concessão de certificação de conformidade O-RAN para mercados internacionais. A certificação de uma O-RU interna da série LPRU da VVDN Technologies foi concluída de acordo com os processos e procedimentos especificados pela O-RAN ALLIANCE. Isso marca a primeira certificação realizada por um laboratório de teste europeu.
O i14y Lab é um laboratório aberto para testes de interoperabilidade de sistemas de telecomunicações desagregados, como o Open RAN, liderado pela Deutsche Telekom junto com parceiros do consórcio. O especialista em teste e medição Rohde & Schwarz é um dos membros do consórcio e oferece uma solução integrada para testes de conformidade de unidades de rádio O-RAN junto com a VIAVI Solutions. Ambas as empresas são ativas no desenvolvimento de especificações na O-RAN ALLIANCE e combinaram suas capacidades líderes do setor: A solução consiste no testador de O-RU VIAVI TM500 e o gerador de sinal vetorial (VSG) R&S SMBV100A, analisador de sinal e espectro R&S FSVA3000 e software Vector Signal Explorer (R&S VSE) da VIAVI TM500, com o Gerente de Teste O-RU da VIAVI como ponto de controle único, proporcionando uma experiência do usuário perfeita.
Todos os Centros de Testes e Integração Aberta (OTIC) aprovados em todo o mundo cooperam com a O-RAN ALLIANCE no Programa de Certificação e Distinção O-RAN, que representa um mecanismo abrangente para garantir confiança nas soluções O-RAN dentro da indústria. O O-RAN está tornando as redes de acesso de rádio mais abertas, desagregadas e flexíveis. Abrir a arquitetura de rede pode promover a inovação, acomodar necessidades individuais e aprimorar a eficiência da rede. Portanto, o O-RAN está experimentando um rápido avanço e crescimento no ecossistema de tecnologia.
A VVDN Technologies desenvolveu as Unidades de Rádio 5G NR (O-RU) da série LPRU para serem totalmente compatíveis com os padrões da O-RAN ALLIANCE. Os rádios 4T/4R Split 7.2 da VVDN cobrem as bandas TDD 5G NR n77, N78 e n79. Eles são compactos, leves, fáceis de instalar e proporcionam cobertura ideal para aplicações internas. O design passou por testes extensivos de conformidade 3GPP e O-RAN.
A verificação O-RU seguiu a especificação de teste de conformidade de fronthaul O-RAN definida pelo O-RAN WG4, incluindo o plano de Controle, Usuário e Sincronização (CUS-Plane) e o plano de Gerenciamento (M-Plane). O objetivo do WG4 é fornecer interfaces de fronthaul abertas, nas quais a interoperabilidade entre a Unidade Distribuída (DU) e a Unidade de Rádio (RU) de múltiplos fornecedores pode ser realizada.
Para informações sobre soluções de teste O-RAN da Rohde & Schwarz, acesse: http://www.rohde-schwarz.com/wireless/O-RAN
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube