Home Especiais Rohde & Schwarz valorizará o 5G aplicado à distribuição de transmissão na NAB 2022

Rohde & Schwarz valorizará o 5G aplicado à distribuição de transmissão na NAB 2022

Por Ricardo Batalha

Fluxos de trabalho 5G mais recentes aplicados à produção, contribuição e distribuição de transmissão serão apresentados na NAB Show 2022

A Rohde & Schwarz apresentará na NAB Show 2022, que será realizada de 23 a 27 de abril no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA), importantes melhorias ao longo das diferentes etapas da transmissão, focando sua proposta especialmente em soluções definidas por software, ferramentas em nuvem ou transmissão 5G.

Na NAB 2022, a empresa apresentará, juntamente com a Pixel Power, uma solução de fluxo de trabalho integrada que vai da ingestão à transmissão, incluindo soluções de monitoramento, multivisualização e armazenamento. Essas soluções de fluxo de trabalho estão disponíveis hoje no local, virtualizadas em um data center ou na nuvem pública.

No lado do estúdio, a R&S apresentará a funcionalidade local e na nuvem para ingestão, transcodificação e reprodução em estúdio usando a nuvem pública com hardware de armazenamento existente, que sincroniza o conteúdo entre o local e a nuvem. Da mesma forma, demonstrará como o conteúdo ingerido no estúdio pode ir diretamente para o controle principal para reprodução programada ou imediata. Além disso, também apresentará um fluxo de trabalho de monitoramento e visualização múltipla da nuvem usando SRT.

Pós-produção, entrega e distribuição
A Rohde & Schwarz apresentará na NAB 2022 a mais recente versão da plataforma Clipster, que há muitos anos é uma das soluções de referência para a masterização e distribuição de longas-metragens e episódios de televisão. O novo Clipster MKII busca trazer maior funcionalidade para um público mais amplo “a um preço mais competitivo”.

A empresa levará para Las Vegas o SpycerNode SC, uma solução de armazenamento de pós-produção dedicada que traz poder de computação de alto desempenho, velocidade e confiabilidade aos fluxos de trabalho de pós-produção.

No lado da entrega, e novamente usando a nuvem pública, a Pixel Power apresentará fluxos de trabalho de controle mestre e automação de playout, embora ambas as opções também estejam disponíveis como uma solução local. Se a opção de nuvem for escolhida, os usuários poderão se beneficiar da disponibilidade imediata para transmissão.

Por fim, na área de distribuição, a Rohde & Schwarz coordenará uma demonstração de transmissão 5G ao vivo que mostrará “como a distribuição de conteúdo em movimento está sendo redefinida”. Para realizá-lo, a empresa utilizará sua mais recente tecnologia de transmissores, que é altamente eficiente em termos energéticos e compatível com padrões como o ATSC 3.0.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados