Empresa americana Rooster Tooth produz com equipamentos da Blackmagic Design, incluindo câmeras URSA Broadcast e o switcher ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K
A Blackmagic Design anunciou que a inovadora empresa de entretenimento Rooster Tooth está usando uma série de seus equipamentos, incluindo câmeras URSA Broadcast e o switcher de produção ao vivo ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K, nos seus estúdios de Austin, no Texas, e em Los Angeles para transmitir conteúdos através de uma infinidade de plataformas, alcançando mais de 45 milhões de espectadores.
A Rooster Teeth é uma empresa de mídia e entretenimento destacada com fãs-clubes de entretenimento dedicados pelo mundo e um modelo de negócio diversificado abrangendo assinaturas, publicidade, venda de podcasts, distribuição, eventos e e-commerce.
“Além de eventos ao vivo como a E3 e nosso streaming beneficente Extra Life, nosso departamento de transmissão trabalha com até 10 produções por semana em um espaço equipado com câmeras Blackmagic Design e uma sala de controle operada por switchers, gravadores de mídia e outros equipamentos Blackmagic Design”, detalhou Patrick Salazar, diretor de transmissão da Rooster Teeth. “O estúdio inclui cinco câmeras de pedestal, uma grua, um sistema e rede de iluminação de qualidade totalmente profissional, uma sala de controle capaz de streamings ao vivo e uma cabine de som e grafismo ao vivo.”
O estúdio de Austin é equipado com seis modelos URSA Broadcast, que são alimentados a um roteador Smart Videohub 40×40 juntos de outras fontes, com gráficos, prompter, consoles de gaming, etc. Os sinais são roteados ao ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K, ATEM 1 M/E Advanced Panel, MultiView 16 e ao monitor SmartScope Duo 4K. Quatro modelos HyperDeck Studio Pro e dois gravadores HyperDeck Shuttle SSD gravam as alimentações de câmera isoladas com outro HyperDeck Studio Pro gravando a saída de programa do ATEM, que também alimenta a transmissão ao vivo. Um fluxo de trabalho semelhante é utilizado no estúdio de Los Angeles.
“A URSA Broadcast tem uma aparência sofisticada, é versátil e realmente eleva a qualidade da nossa imagem”, disse Salazar. “Alguns segmentos podem pedir pela câmera na mão e a URSA Broadcast sai do pedestal com facilidade para uma tarefa nova com muita comodidade para o operador. Os recursos integrados oferecem aos operadores e técnicos maior controle das imagens e o movimento necessário em uma produção.”
A Rooster Teeth tem usado os switchers ATEM desde 2012. “Inicialmente, optamos pelo ATEM pelo seu preço e flexibilidade. Ter a opção de não operar apenas de um laptop, mas também fazer os cortes com o software a partir de diversos dispositivos é fantástico. Ele era e ainda é incrivelmente confiável. Hoje, os ATEMs e os painéis de controle que usamos no momento se tornaram mais sofisticados sem sacrificar a facilidade de uso”, observou Salazar.
Ele também afirmou que o DVE do ATEM é prático em transmissões de gaming e podcasts visuais possibilitando aos diretores técnicos brincar com efeitos PiP e redimensionar imagens e outras entradas na hora.
“Não poderíamos produzir a nossa transmissão beneficente 24 horas Extra Life sem o SuperSource do ATEM. Por 24 horas, exibimos múltiplas fontes, incluindo doações, câmeras adicionais, gameplay e muito mais. O SuperSource também é indispensável em qualquer transmissão ao vivo de gameplay”, explicou Salazar.
Nos últimos sete anos, a Rooster Teeth arrecadou mais de US$ 6 milhões para o Extra Life, uma instituição de caridade que ajuda gamers angariar fundos para os hospitais da Children’s Miracle Network (CMN), onde milhares de crianças são tratadas todo ano, independentemente da capacidade financeira de suas famílias. O dinheiro arrecadado pela Rooster Teeth tem beneficiado diretamente o serviço de saúde mental do hospital Dell Children em Austin, no Texas. Em homenagem ao apoio contínuo da Rooster Teeth, o Dell Children dedicou o jardim de cura do seu serviço de saúde mental à empresa e o chamou de The Rooster Teeth Healing Garden. O Extra Life reúne milhares de jogadores de todo o mundo em uma maratona gaming de 24 horas para ajudar os hospitais da Children’s Miracle Network. Desde a sua criação em 2008, o Extra Life arrecadou mais de US$ 40 milhões para hospitais CMN locais.
Ele é produzido no estúdio de Austin com mais dois modelos URSA Broadcast, um segundo ATEM, vários conversores e uma rede inteiramente retrabalhada do mapa de roteamento de câmera. “O Smart Videohub 40×40 nos oferece a flexibilidade de rotear os sinais dentro e fora da sala de controle, permitindo a criação de um sistema para produções de qualquer tamanho”, afirmou.
Para o evento de 2019, o administrador de equipamentos Hector Gonzales e sua equipe utilizaram uma Pocket Cinema Camera 4K para captar cenas dos bastidores.
“O fator de forma pequeno da câmera nos permitiu captar imagens cinematográficas sem uma montagem de câmera grande, o que foi perfeito para as nossas equipes perambulando durante o Extra Life. Os codecs Blackmagic RAW e ProRes são superversáteis, o que é importante porque os prazos de entrega dos nossos vídeos variam muito, então ter opções de codec é indispensável”, disse Gonzales. “A faixa dinâmica de 13 stops nos oferece mais flexibilidade saindo ao ar livre e é exatamente por isso que usamos a Pocket Cinema Camera 4K para gravar nossas externas no Extra Life, assim como muitos outros planos. Nem sempre temos o tempo ideal para as configurações de iluminação, então o ISO duplo nativo da câmera é um recurso muito útil para nos ajudar a conseguir alcançar visuais dinâmicos com imagens nítidas quando estamos filmando em atividade.”
Salazar afirma que no lado técnico de seu departamento, é responsável por assegurar que o equipamento na sala de controle e no estúdio seja capaz de entregar uma imagem de qualidade, que permita trabalhar o mais eficientemente possível em qualquer situação e possa sustentar o cronograma apertado de produções semanais. “É por isso que optamos pela Blackmagic Design desde o início e continuamos a desenvolver nosso fluxo de trabalho cada vez maior com seus produtos”, concluiu.