Home Reportagens Ross detalha a ferramenta de rastreamento facial Vision [Ai] ry Ft

Ross detalha a ferramenta de rastreamento facial Vision [Ai] ry Ft

Por Ricardo Batalha

O Vision [Ai] ry Ft é capaz de detectar, localizar e rastrear a posição dos rostos dentro do fluxo de vídeo diretamente da câmera

A empresa canadense Ross Video busca “redefinir” o mundo da transmissão com o lançamento do Vision [Ai] ry Ft, um sistema de rastreamento facial que usa inteligência artificial (IA). O Vision [Ai] ry Ft é capaz de detectar, localizar e rastrear a posição dos rostos dentro do fluxo de vídeo diretamente da câmera. A solução de Ross usa as diferentes posições faciais para direcionar os eixos de panorâmica, inclinação e zoom do sistema de câmera robótica, mantendo assim o enquadramento desejado do rosto ou rostos na imagem. Isso, segundo o fabricante, elimina a necessidade de um operador de câmera ajustar manualmente a posição do assunto na imagem.

O algoritmo de IA do Vision [Ai] ry Ft pode reconhecer um conjunto diversificado de dados de raça, sexo e idade, bem como identificar e localizar rostos, desde que pelo menos 50% deles estejam visíveis na imagem. Por outro lado, sua interface de usuário oferece uma visualização ao vivo do vídeo com os rostos detectados e o alvo de enquadramento, bem como informações de status, controles de monitoramento e uma biblioteca de modelos de enquadramento.

A Ross também destaca que as configurações de amortecimento e banda morta permitem que o usuário adapte o sistema aos apresentadores para manter o enquadramento e o rastreamento ideais, ao mesmo tempo que elimina movimentos indesejados.

Diferenças aos métodos tradicionais
A Ross destaca três pontos que tornam o Vision [Ai] ry Ft uma ferramenta diferente. Em primeiro lugar, a solução “reduz a carga de trabalho” dos operadores de câmera, eliminando a necessidade de corrigir manualmente as posições da câmera para compensar as variações diárias na posição sentada, postura e altura do ator.

Além disso, as configurações de enquadramento podem ser salvas em modelos. Eles podem ser recuperados automaticamente com predefinições robóticas para fornecer um fluxo de trabalho de câmera sem as mãos quando combinados com soluções de automação de produção como o OverDrive de Ross. Por fim, a empresa de tecnologia destaca que, ao contrário de outras soluções, é capaz de oferecer “monitoramento consistente e de alta qualidade”.

“Há anos discutimos como a IA poderia ser usada na produção ao vivo. Estou muito feliz em ver Ross liderando este campo com Vision [Ai] ry, uma solução inovadora e altamente criativa. Nossos clientes nos dizem constantemente que precisam trabalhar com mais eficiência e agilizar seus fluxos de trabalho: Vision [Ai] ry Ft responde a esses desafios de frente e permanece fiel à nossa filosofia de ajudar a impulsionar produções de alto impacto e alta eficiência”, concluiu Karen Walker, vice-presidente de Camera Motion Systems da Ross.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados