Home Reportagens Royal Shakespeare Company realiza streaming ao vivo com Blackmagic Design

Royal Shakespeare Company realiza streaming ao vivo com Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

RSC implementou uma produção multicâmera ao vivo baseada na URSA Mini Pro 4.6K G2 e no switcher ATEM Television Studio Pro HD

A Blackmagic Design revelou que a Royal Shakespeare Company (RSC), uma importante companhia de teatro, implementou uma produção multicâmera ao vivo baseada na URSA Mini Pro 4.6K G2 e no switcher ATEM Television Studio Pro HD para manter o público de teatro entretido.

Baseada na cidade natal de Shakespeare, Stratford-upon-Avon, a RSC, conhecida no mundo inteiro, realizava cerca de 20 produções por ano antes da pandemia. A RSC se apresentava regularmente em Londres, Stratford-upon-Avon e em turnê no Reino Unido e internacionalmente. “Nossas portas se fecharam em março do ano passado, e até agora não conseguimos reabri-las ao público”, disse Mark Kendrick, da RSC. “Como continuaremos fechados durante o inverno, buscamos uma abordagem digital, voltada ao streaming ao vivo, de uma série de peças encenadas no nosso palco principal.”

O festival começou com uma celebração de “O Menino de Vestido”, uma adaptação do livro de David Walliams. O festival também inclui peças para o público em geral e organizações educacionais, incluindo adaptações da obra de Shakespeare pelo aclamado autor Michael Morpurgo. “Um dos principais desafios foi encontrar uma maneira de deixar essas produções com o mesmo clima e emoção do teatro ao vivo”, explicou Kendrick. “Tivemos que criar um fluxo de trabalho que reunisse os nossos conhecimentos e práticas de teatro existentes com os principais fundamentos de transmissão.”

“Decidimos filmar as apresentações sob a perspectiva do público, o que significava descer até o auditório. Cada produção tem sido um pouco diferente, e por isso adaptamos as posições de câmera conforme necessário. No entanto, via de regra, tínhamos duas câmeras URSA Mini Pro operadas, posicionadas entre os assentos, e uma terceira fornecendo um plano lateral. Também recorremos à Micro Studio Camera 4K para captar planos gerais do palco e do auditório”, acrescentou Kendrick.

Os atores agora interpretam para a câmera, em vez da plateia. “Isso se mostrou complicado em determinados aspectos”, explicou Kendrick. “Sem falar na obrigação de manter o elenco e a equipe seguros e socialmente distantes. Também descobrimos que tínhamos que abordar a iluminação do palco de forma diferente para garantir um visual de qualidade na tela.”

Todas as câmeras são conectadas via SDI, roteadas a um Smart Videohub 12G 40×40, com mixagem visual feita no ATEM Television Studio Pro HD. “A qualidade da imagem das câmeras URSA é excepcional, e estamos impressionados com a qualidade e confiabilidade. Em geral, as câmeras são operadas mais de 12 horas por dia, e mesmo assim nunca nos deixaram na mão”, disse Kendrick. O fluxo de trabalho e a integração com o controle de software e os gravadores HyperDeck Studio Pro nos permitem criar macros que facilitam a captação das marcações de cena.”

“Nosso conhecimento e entendimento de como captar o teatro ao vivo cresceu consideravelmente, e isso gerou ideias e conversas sobre as nossas possibilidades pós-covid”, concluiu Kendrick. “Sempre seremos um teatro ao vivo, mas esse novo conhecimento pode abrir caminho para alcançarmos mais espectadores em todo o mundo, futuramente.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados