Home Reportagens RTBF recebe primeiro caminhão OB inovador com IP completo idealizado pela parceria NEP e Lawo

RTBF recebe primeiro caminhão OB inovador com IP completo idealizado pela parceria NEP e Lawo

Por Ricardo Batalha

Idealizados por Geert Thoelen da NEP Bélgica e Dirk Sykora da Lawo, os veículos construídos pela Broadcast Solutions na Alemanha serão alugados à RTBF por oito anos

No início de abril, a RTBF, emissora pública da Bélgica para a comunidade de língua francesa do país, recebeu o primeiro de dois caminhões OB inovadores e com IP completo. Devido ao bloqueio covid-19, o trailer de 12m de comprimento teve que ser configurado remotamente usando o TeamViewer, algumas câmeras da web e microfones para fins de confirmação, bem como via VPN, para ser entregue a tempo. O segundo caminhão OB idêntico chegará em 1º de julho.

Os veículos vêm equipados com um núcleo de rede de 100 Gbps alimentado por Arista (áudio, vídeo e matriz) que gira em torno da plataforma V__matrix C100 da Lawo para entrada / saída de áudio e vídeo baseada em SDI e IP, além de processamento.

Um mixer de visão Sony XVS-8000 IP fornece controle de vídeo poderoso para as 16 câmeras da Sony. O Sony Live System Manager fornece a interface de controle para os protocolos VSM e NMOS-IS04 / 05 da Lawo, conforme necessário. O LSM permitiu à Sony acessar remotamente a rede do Switcher para configurar o roteamento IP e as configurações do XVS a partir da casa de seu engenheiro durante os infelizes eventos dos covid-19 e bloqueios pan-europeus.

Cada caminhão oferece 36 cabeças vm_dmv fornecidas pelas lâminas V__matrix C100 para fins de visualização múltipla. O controle e a orquestração abrangentes são gerenciados pelo sistema de controle IP VSM do Lawo.

Os dois caminhões OB suportam todos os formatos de áudio (analógico, AES3, MADI com SRC, Dante com SRC e AES67 / RAVENNA), que são misturados usando um console de produção de áudio com 56 canais mc² 56 e 512 canais DSP fornecidos pelo A__UHD Core. Os sinais de áudio e vídeo podem ser obtidos de seis caixas de estantes de vídeo equipadas com quadros V__matrix Silent e dispositivos de borda de E / S de áudio A__mic8. Além disso, existem oito caixas de passagem de áudio contendo unidades Power Core de saída máxima e duas caixas de passagem com um quadro DALLIS I / O cada uma, fornecendo entradas de microfone de 128dB para requisitos exigentes de qualidade de áudio. Todas as opções acima são executadas no ST2110.

Ao ler os documentos do concurso, Geert Thoelen e Maxime Delobe, da NEP Belgium, perceberam que a RTBF esperava “caminhões dos sonhos” altamente eficientes e à prova de futuro. Dado que um backbone IP foi especificado, Thoelen e Delobe sugeriram basear os dois veículos no ST2110-20 para vídeo e ST2110-30 para áudio. Em resposta a um pedido de compatibilidade de sinal Dolby E, Lawo propôs disponibilizar todos os fluxos de áudio no formato ST2110-31. “Dessa forma, os caminhões OB atendem às necessidades de áudio de 24 e 32 bits em qualquer combinação: as versões do fluxo de áudio ST2110-30 ou ST2110-31 podem ser selecionadas com o pressionar de um botão em um software ou hardware VSM painel ”, explica Dirk Sykora, de Lawo. “Essa abordagem amigável elimina as reconfigurações do sistema, caras e demoradas, antes de um próximo evento”, acrescenta Geert Thoelen.

Segundo Olivier Malevez, gerente de projetos New IP Outside Broadcast da RTBF, a decisão de encomendar dois caminhões OB idênticos foi parcialmente baseada na possibilidade esperada de usá-los como um sistema gigante para grandes eventos, quando necessário. Utilizados como caminhões autônomos, eles abrangem todas as aplicações, desde tarefas compactas com seis câmeras a grandes concertos ao vivo e eventos esportivos. Os dois caminhões OB podem ser acoplados ao edifício de transmissão da RTBF via SDI ou IP: “Também queríamos a opção de usar os dois caminhões OB como salas de controle adicionais em nossas instalações em situações de pico”, explica Jean Vanbraekel, chefe de operações e distribuição de tecnologia da RTBF.

Para a Broadcast Solutions na Alemanha, o planejamento e a configuração do núcleo da rede 100G Arista, bem como a construção e entrega do primeiro caminhão OB com IP completo apresentaram dois desafios: equipá-lo com uma malha SMPTE 2110 e cumprir o prazo apesar do bloqueio covid-19 em todo o mundo, enquanto realiza todas as alterações solicitadas. Matthias Hahn, líder de projeto da Broadcast Solutions disse que “construir um caminhão OB baseado em IP e ST2110 ainda é a exceção que confirma a regra. Ao estabelecer uma base sólida de IP, a equipe de Broadcast Solutions provou que estava nessa tarefa desafiadora.”

A experiência adquirida com o primeiro caminhão OB está agora sendo “copiada e colada” para o segundo veículo.  “Explicar os vastos recursos e flexibilidade da plataforma V__matrix no início do projeto foi altamente benéfico para uma fase de configuração rápida e eficaz. Os dois caminhões HD estão prontos para 4K / UHD, o que – da perspectiva de Lawo – é uma simples questão de refazer as lâminas C100 existentes”, declarou Dirk Sykora, da Lawo.

“Sendo reconhecido como um parceiro de tecnologia inovador e confiável por muitos anos para a RTBF e a NEP Belgium, ficamos encantados com o fato de a Sony ser a escolha preferida para este projeto exclusivo de IP. Podemos oferecer suporte total às séries de padrões abertos SMPTE ST2110 e AMWA NMOS para fornecer a interoperabilidade necessária para nossos clientes”, comentou o gerente de contas da Sony, Daan Herreman.

“Os dois novos caminhões OB da RTBF estão entre os mais avançados do planeta e refletem as maneiras inovadoras pelas quais a NEP implementa consistentemente as tecnologias mais recentes. Construir relacionamentos com confiança e inovação mútuas sempre esteve no centro das atividades da NEP. A abordagem baseada no ST2110 da RTBF resultou em ferramentas altamente flexíveis para atribuições de OB de qualquer escala”, avaliou Geert Thoelen, da NEP Belgium.

Já Cécile Gonfroid, CIO da RTBF, afirmou que “uma infraestrutura de IP era a resposta para nossas necessidades atuais e futuras”. Para ele, “a orientação da NEP Belgium foi inestimável, e suas propostas foram baseadas no que finalmente proporcionou o maior benefício para o RTBF. Consideramos nossos dois caminhões OB com IP completo os primeiros blocos de construção de nossa futura instalação da Media Square. ”

Sites relacionados:
www.nepbelgium.be
www.lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados