Home Reportagens RTS atualiza frota OB com van equipada com Lawo AoIP

RTS atualiza frota OB com van equipada com Lawo AoIP

Rádio Televisão da Sérvia adicionou recentemente uma van OB equipada com Lawo AoIP à sua frota

Por Ricardo Batalha

A Rádio Televisão da Sérvia (Radio Televizija Srbije, Rádio Beograd, RTS), emissora pública da Sérvia com sede na capital de Belgrado, adicionou recentemente uma van OB equipada com Lawo AoIP à sua frota. O compacto “Small Audio OBV” baseado em microônibus, como a RTS o chama, foi projetado, construído e equipado completamente na Sérvia pela equipe executiva da TSE Beograd, integrador de sistemas para áudio, vídeo, multimídia, luz, telecomunicações e tecnologia de controle. O parceiro da Lawo, AVC Group, forneceu o equipamento Lawo, e a van, entregue em abril de 2021, esteve envolvida em várias produções de destaque.

“O coração do sistema é um console de mixagem de áudio All-in-One Lawo mc²36 de 40 faders e duas caixas de palco compactas, cada uma com 32 entradas de microfone/linha e 16 saídas de linha”, afirma Bora Radojevic, diretor administrativo da TSE. “O equipamento Lawo baseado em IP foi facilmente integrado usando duas portas MADI na parte traseira do console, a terceira porta MADI que usamos para alimentar um gravador multipista TASCAM DA-6400. As I/Os locais fornecidas pelo mc²36 foram mais do que suficientes para conectar com o equipamento de gravação e reprodução, monitorando PPM, etc. Lawo A_digital8 adicional é usado para a unidade de efeito multicanal TC ELECTRONIC Music 6000. O excelente som da Lawo é monitorado por um par de monitores ativos Genelec 8331A full range e subwoofer Genelec 7350A”, acrescenta.

Compactos, mas flexíveis e equipados com a tecnologia principal Lawo A__UHD, os consoles mc²36 podem ser dimensionados de 16 a 48 faders e apresentam fluxos de trabalho guiados intuitivos, fornecendo 256 canais DSP, operação de 48kHz e 96kHz e 864 canais de capacidade de E/S. IP nativo com suporte para todos os padrões relevantes, ele também possui fontes de alimentação redundantes e redundância de link de rede ST2022-7 ‘hitless merge’ exigida por operações de transmissão ao vivo.

“Depois da instalação e com a primeira produção pela frente, a equipe do RTS foi treinada pela equipe do TSE”, diz Zorana Bojicic, CTO da RTS Radio Belgrado. “Foram necessárias apenas algumas sessões de treinamento para que os engenheiros de som do RTS se sentissem familiarizados com o console e a instalação”, completa.

Bojicic está satisfeito com a cobertura do evento fornecida por sua nova van OB e o equipamento Lawo em seu coração. “Usamos a nova van logo após a entrega em vários locais diferentes em toda a Sérvia: “Beer Fest” em Belgrado, “Arsenal Fest” em Kragujevac, “Mokranjac Days” em Negotin, “Pipers Gathering” em Prislonica e o “RTS Big Band” no salão MTS em Belgrado. O sistema lida facilmente com tantos tipos diferentes de música – rock, folk, clássica, jazz. Estamos muito satisfeitos com sua flexibilidade excepcional”, conclui.

Site relacionado: https://lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados