Os recentemente atualizados estúdios de Barranquilla, resultado da última aposta pela descentralização da Rádio Televisão Nacional da Colômbia (RTVC), agora contam com mesas de produção de áudio DHD SX2, compatíveis com a tecnologia Dante.
A equipe da Aspa Andina, especialista em sistemas broadcast com sede em Bogotá, foi responsável pela integração dos consoles de produção de áudio SX2 em três estúdios, todos interconectados via Dante audio-over-IP. Essas soluções da DHD permitirá que a RTVC e a rede estatal de rádios musicais Radiónica compartilhem meios digitais e recursos de produção de qualquer localização conectada.
O estúdio principal está designado para a Radio Nacional da Colômbia e apresenta um mixer SX2 que inclui 16 faders motorizados. O segundo estúdio, equipado com um SX2 de 10 faders motorizados, será utilizado eventualmente pela rede Radiónica e uma instalação de produção compatível. O terceiro e último estúdio, projetado para tarefas de gravação e produção diárias, está equipado com um SX2 de quatro faders.
A integração é completada com a aplicação Assist App da DHD, que permite que um técnico localizado remotamente forneça assistência conforme necessário; controles de nível independentes, ajudando operadores com problemas auditivos; e dois núcleos DHD XC3.
Marc Herrmann, diretor-geral da DHD Audio, valorizou o trabalho realizado na RTVC para ajudar profissionais com dificuldades auditivas: “O compromisso da RTVC com a inclusão de pessoas com deficiência auditiva é um aspecto especialmente satisfatório deste projeto. É uma continuação lógica do apoio a operadores com deficiência visual que nosso parceiro de integração de sistemas, Micha Blum, com sede em Tel Aviv, conseguiu recentemente com um projeto de instalação de consoles SX2 para o Centro de Cultura Acessível de Israel.”
Baseados em um módulo central de quatro faders, os mixers DHD SX2 podem ser ampliados com módulos adicionais de seis faders para suportar até 16 faders. Os módulos central e de faders incorporam cada um uma tela multitátil de 10,1 polegadas que permite aos operadores visualizar exatamente o desempenho de sua console do ponto de vista da conectividade e do nível de sinal. Outras características destacadas incluem faders motorizados; um módulo central que dá acesso às entradas e saídas mais importantes; e compatibilidade com funções como medição de sonoridade e talkback com outros mixers DHD.
Por outro lado, o núcleo IP XC3 da DHD é projetado para uso em estúdios de rádio e televisão. Ele consiste em dois módulos DSP de núcleo duplo que se combinam em 1 U e que suportam conjuntamente até 48 faders estéreo, 72 buses estéreo e 16 canais de áudio AES67 IP. Módulos de expansão IPx podem ser adicionados para acomodar 128 canais de entrada/saída de áudio IP AES67/Ravenna, além de até 512 canais Dante. Um módulo complementar, o concentrador XC3, permite interconectar facilmente vários módulos IPx, superfícies de controle e módulos de E/S da DHD.
Site relacionado: https://dhd.audio/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube