A Blackmagic Design anunciou que o documentário “Trail”, disponível no YouTube, foi produzido com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e com o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio DaVinci Resolve Studio.
Disponibilizado no canal “Muda” no YouTube, “Trail” segue o ator Taiga Nakano e o diretor Ryohei Kamide, conhecido pelo popular programa televisivo de Tóquio “Hyper Hard Boiled Gourmet Report”, à medida que caminham por uma trilha de 80 quilômetros durante quatro dias em direção ao lago Wonder, no Alasca. Filmado por Kamide e pelo diretor de fotografia Kunihiko Ishii com a Pocket Cinema Camera 6K Pro, a montagem do documentário também foi realizada por Kamide, junto de Akira Kamitaki, no DaVinci Resolve Studio. “Eu já tinha uma Pocket Cinema Camera 6K Pro e é a câmera que mais tinha usado”, disse Kamide, explicando sua escolha de equipamentos. “Além de ser a câmera mais conveniente, a escolhemos para este projeto devido ao seu peso e gerenciamento de bateria. Como estávamos filmando nas montanhas, sua capacidade de alimentação por 12V e os filtros ND integrados foram incrivelmente úteis.”
“Apesar de parecer pesada, ela é surpreendentemente leve ao segurá-la. Além disso, eu gosto muito da tela grande articulada e da interface intuitiva. Diferentemente dos modelos de outros fabricantes, ela inclui apenas os recursos essenciais sem extras desnecessários. É excelente que tudo o que você precisa seja exibido de forma clara e fácil de entender. A inicialização rápida também é uma vantagem. Para o nosso estilo de filmagem de documentário, onde raramente temos um roteiro e estamos constantemente filmando ou captando momentos importantes, a inicialização rápida e a usabilidade da câmera são muito importantes.”
As condições de filmagem eram extremamente desafiadoras. Em locação, eles equiparam metade de um rig à Pocket Cinema Camera 6K Pro e conectaram um microfone e SSD, filmando por aproximadamente oito horas diariamente, gravando em 6K com Blackmagic RAW. Como não havia fonte de energia em locação e não podiam recarregar baterias, eles levaram baterias o suficiente para durar quatro dias.
Ishii tem muita experiência filmando em locações remotas, tendo trabalhado em programas de sucesso no Japão, como “Itte Q! to the Ends of the Earth” e “Darwin Has Come!”. Sua vasta experiência contribuiu significativamente para a produção do filme.
“Levamos três baterias V-mount de 98 watts e em torno de 20 a 30 baterias NPF”, Ishii explicou em relação ao gerenciamento de bateria. “As baterias V-mount não duravam o dia todo, então trocávamos para as baterias NPF, conforme necessário.”
“Uma grande vantagem de usar o DaVinci Resolve era a capacidade de editar as imagens Blackmagic RAW diretamente da Pocket Cinema Camera”, disse Kamide. “Às vezes, eu criava proxies, mas até esse processo era tranquilo. Podíamos soltar as imagens RAW diretamente na sequência, aplicar uma gradação de cores temporária a todos os clipes para visualizá-los melhor e nos concentrar na narrativa imediatamente. Após concluir o projeto, enviei-o de Nova Iorque para o Kamitaki, que mora nos EUA, para a gradação de cores, e depois foi enviado para o cliente em Tóquio. Este fluxo de trabalho é único do DaVinci Resolve.”
“Sempre quero ter uma alternativa para tudo. Quando todo mundo acha que deve ser de um jeito, eu quero fazer diferente. Essa atitude está presente em ‘Trail’, e pretendo continuar com essa abordagem no futuro”, concluiu Kamide.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube