A fim de aprimorar suas capacidades de produção e distribuição de conteúdo, a Safeliz, uma editora cristã afiliada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, implementou um fluxo de trabalho de produção ao vivo com soluções de aquisição, controle e entrega da Blackmagic Design.
Graças a esse investimento, a Safeliz pode expandir o seu alcance e melhorar a qualidade de seus serviços multimídia. Além de prestar serviços editorais, a Safeliz participa de uma série de iniciativas, como conferências sobre questões sociais, cursos de capacitação online em sua plataforma Interbooks e apoio a missões de caridade no mundo todo. O coordenador de produção e multimídia Rickson Nobre é quem supervisiona a transformação digital da Safeliz. “Eu fui responsável por criar uma estratégia multicanal alinhada à crescente demanda por conteúdo digital de alta qualidade. Eu queria agregar mais valor à produção e enriquecer a narrativa”, começa.
“Além disso, queríamos reduzir os custos de produção ao criar um centro de produção de conteúdo que não fosse muito complexo ou difícil de operar, já que, muitas vezes, a nossa equipe de suporte não tem experiência em produção”, observa Nobre. “Como trabalhamos com diversos tipos de eventos e produções, precisávamos de um fluxo de trabalho fácil de configurar e que se adaptasse aos requisitos de criação de conteúdo.”
Localizada em Colmenar Viejo, Espanha, a Safeliz agora conta com uma instalação de produção especializada, incluindo um estúdio e uma galeria de controle central, equipados com produtos Blackmagic Design. O fluxo de trabalho multicâmera é composto por uma Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2 em conjunto com o switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio Pro 4K para mixagem visual, além de vários decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro para captura e reprodução de conteúdo.
“Eu já trabalhei com câmeras caras e avançadas que eram desnecessariamente complicadas de configurar e usar. As câmeras de estúdio da Blackmagic são totalmente o contrário, pois são rápidas de instalar e fáceis de operar, o que facilita tanto a configuração quanto a operação”, comenta Nobre.
“Em eventos híbridos mais complexos, preferimos usar o ATEM Television Studio; já em eventos de menor porte e durante missões de caridade no exterior, optamos pelo switcher de produção ao vivo ATEM Mini Pro, pois nesses casos a portabilidade é crucial”, continua Nobre. “Os ATEMs oferecem vários efeitos de transição intuitivos, como fades e pop-ups, além de controles úteis que facilitam a operação e a pré-visualização de planos durante a realização do evento.”
Recentemente, Nobre supervisionou “De Vuelta al Altar”, um evento híbrido de três dias para o lançamento de duas novas bíblias temáticas, um painel de discussão sobre questões sociais, além de performances ao vivo do grupo brasileiro “Arautos do Rei”, que contaram com diversos recursos audiovisuais, incluindo telas replicadas e três videowalls de LED.
“Implementar equipamentos profissionais em nossas configurações audiovisuais não só nos permite realizar produções de maior porte, mas também nos dá total confiança para cumprir com os requisitos técnicos e criativos ao produzir nossos eventos e conferências”, conclui Nobre.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube