A solução de análise de qualidade de vídeo e áudio da Video-MOS, baseada na qualidade subjetiva dos sinais graças a um modelo híbrido que aproveita a IA, será comercializada mundialmente pela Sapec. Por meio deste acordo, a Sapec e a Video-MOS oferecerão ao mercado de conteúdos uma solução de controle de qualidade que apresenta ferramentas avançadas e personalizáveis conforme as necessidades de cada cliente. O software de monitoramento automatizado se apoia em pilares como monitoramento em tempo real e avaliação da QoE baseada em IA, além de capacidades avançadas que “tornam sua proposta única no mercado”.
O software da Video-MOS destaca-se por ser capaz de analisar a qualidade subjetiva dos sinais audiovisuais com base no parâmetro MOS, uma classificação numérica que representa a opinião subjetiva de um grupo de observadores humanos. Ele utiliza análises de vídeo e IA para detectar congelamentos, macroblocos, perdas de áudio, superexposição ou quadros negros, entre muitas outras variáveis, tudo isso sem a necessidade de conteúdo de referência original. Executável em um servidor físico ou na nuvem e oferecido sob um modelo SaaS (Software como Serviço), o Video-MOS também é amplamente personalizável e baseado em microsserviços virtualizados (Docker), o que reduz o custo de instalação e facilita a integração em diversos tipos de ambientes.
O sistema, que conta com capacidades de aprendizado de máquina, integra funcionalidades de inteligência artificial, como determinar se uma imagem preta é um erro ou faz parte do conteúdo. O software da Video-MOS também se destaca por realizar análises semânticas dos sinais, permitindo identificar o idioma em que um conteúdo é transmitido ou detectar quantas vezes uma marca ou conceito aparece ou é mencionado na tela. Assim, é capaz de medir como as distorções afetam o público de acordo com o tipo de conteúdo, diferenciando entre problemas reais e elementos artísticos ou informativos.
Carlos Luque, fundador da Video-MOS, considera que a aliança com a Sapec permitirá “ampliar nossa presença na Espanha, Europa e América Latina”, demonstrando como sua solução “não apenas melhora o controle de qualidade dos ambientes de broadcast, mas também permite economizar diversos tipos de custos”. Por outro lado, Miguel Ángel Cristobal, CEO da Sapec, conclui: “O interesse que o software despertou em nossa última participação na NAB 2024 antecipa o potencial da solução, e estamos encantados em distribuí-la globalmente”.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube