Home Reportagens Sardis Events escolhe câmeras HITACHI Z-HD5500 para produção ao vivo

Sardis Events escolhe câmeras HITACHI Z-HD5500 para produção ao vivo

Por Redação

A promotora de eventos investiu em câmeras Hitachi com tecnologia de sensor que capturam imagens de qualidade contra cenários de LED

A especialista em conferências e eventos corporativos, Sardis Events expandiu sua lista de equipamentos de vídeo para acompanhar o rápido crescimento dos negócios e enfrentar os desafios de ambientes de produção com iluminação dinâmica e condições de contra-luz para câmeras de vídeo. Assim, a empresa escolheu a Hitachi (Hitachi Kokusai Electric America) para fornecer a qualidade de imagem que buscavam e adquiriu três câmeras Z-HD5500 de produção de estúdio e campo.

Com sede em Gurnee, Illinois, Estados Unidos (EUA), a Sardis Events foi formada há cerca de 18 meses como uma divisão da produção de 20 anos, instalação de audiovisual e empresa de aluguel Sardis Media. A empresa fornece serviços de encenação e cenografia para a ampliação da imagem de múltiplas câmeras (IMAG) e webcasting ao vivo para empresas da Fortune 500, incluindo Baxter, Discover, Motorola Solutions e muitos mais, além de diversas associações profissionais.

A Sardis produz eventos nos EUA e internacionalmente com audiências que variam de centenas a milhares de participantes e, com o volume de projetos crescendo para quase 100 empregos anualmente, eles começaram a avaliar novas câmeras no ano passado.

“Nós possuímos câmeras 1080i de um fabricante diferente, mas à medida que ficamos mais ocupados, nossos trabalhos começaram a se sobrepor muito mais”, explica Nate Aguilar, diretor técnico da Sardis Events. “Nos vimos alugando câmeras e equipamentos adicionais até o ponto em que fazia sentido para nós construirmos um segundo sistema de câmera, switcher e roteamento próprio. Queríamos que a conectividade de fibra percorresse distâncias maiores e fazer o upgrade para 1080p, de modo que ficaria ótimo em telas grandes e em transmissão via web.”

A capacidade das novas câmeras para lidar com backgrounds baseados em LED também foi fundamental para Aguilar. “Fazemos mais e mais video walls com LEDs como cenários em palcos, e precisávamos de câmeras com sensores de obturador global para fazer vídeo sem os artefatos visuais que os monitores de LED podem causar”, explicou ele. “Quando soubemos que a HITACHI Z-HD5500 foi otimizada para ambientes LED desafiadores e nativamente 1080p, soou como uma ótima opção. Depois nós vimos a tecnologia pessoalmente, na frente de uma parede de LED, e parecia inacreditável. Finalmente, a relação custo-benefício da câmera também estava na equação, pois nos permite ser competitivos no preço de nossos serviços e, ao mesmo tempo, oferecer um produto de ótima qualidade.”

A Sardis Events instala as câmeras Z-HD5500 em tripés, portáteis ou em um jib, dependendo das necessidades de cada projeto. As câmeras são conectadas via fibra às unidades de controle de câmera HITACHI CU-HD1200 e montadas em um dos dois racks pré-cabeados que a empresa move entre os shows, possibilitando fácil instalação. Um rack abriga as CCUs, os controles de sombreamento da câmera, o monitor de sombreamento, os gravadores, os osciloscópios e o quadro de alternadores Ross Carbonite Black Plus, enquanto o segundo rack hospeda a superfície de controle do switcher e o monitoramento primário.

Os racks pré-configurados combinam-se com a conectividade de fibra e a facilidade de instalação da Z-HD5500s para acelerar os tempos de configuração no local. “As produções móveis ao vivo geralmente exigem um rápido retorno”, disse Kurt Hafferkamp, líder de projeto e técnico em vídeo da Sardis Events. “Em muitos eventos, simplesmente não há tempo para que um equipamento não funcione. Mesmo quando temos tempos de configuração mais longos, é ótimo saber que as câmeras Z-HD5500 vão funcionar, e eu não tenho que me preocupar com elas. Eles provaram a si mesmos uma e outra vez.

Para Aguilar, o benefício mais importante é a qualidade que oferecem. “Para mim, a primeira coisa é como as câmeras parecem bem antes mesmo de fazer qualquer imagem”, elogiou. “Conecte-as, faça um balanço de branco automático e eles ficam incríveis. Você sempre pode ajustá-las com o controlador, mas em uma configuração run-and-gun, onde tudo que você tem tempo é o branco automático, elas sempre ficam ótimas.”

Aguilar e Hafferkamp apontam para os benefícios de distância e flexibilidade da conectividade de fibra das câmeras, além das vantagens inerentes de qualidade do formato de vídeo 1080p60, como “divisor de águas” para suas produções.

Do ponto de vista de negócios, Aguilar também observa as oportunidades de aluguel cruzado com as empresas com as quais a Sardis se associa. “Temos fornecedores que possuem câmeras HITACHI, por isso é fácil fazer o aluguel cruzado, e integrar as locações em nossos respectivos projetos. Espero adicionar mais ao nosso inventário no futuro para apoiar ainda mais esse aspecto do negócio.”

As câmeras Z-HD5500 também impressionaram os operadores de câmera da Sardis. “Ainda usamos nossas câmeras já existentes, conforme necessário, mas eles preferem usar as novas. São mais leves e fáceis de manusear na operação manual, e eles adoram recursos como retorno de vídeo e tally”, destaca Hafferkamp.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados