Home Reportagens Seiji Saito coloriza filme de sucesso Shin Kamen Rider com DaVinci Resolve Studio

Seiji Saito coloriza filme de sucesso Shin Kamen Rider com DaVinci Resolve Studio

Saito, produtor de DI e colorista da DI Factory do Toho Studios, usou o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel foram usados no tratamento de cores do aclamado filme de Hideaki Anno “Shin Kamen Rider”. O longa foi colorizado por Seiji Saito, produtor de DI e colorista da DI Factory do Toho Studios.

“Shin Kamen Rider” foi produzido em comemoração ao 50º aniversário da série de TV de super-heróis “Kamen Rider”, que vem sendo transmitida continuamente desde 1971. Desde seu lançamento em março, se tornou o maior sucesso de bilheteria entre dezenas de filmes da franquia Kamen Rider. O longa foi escrito e dirigido por Hideaki Anno, um criador de anime e grande fã da série Kamen Rider original, e conta com Sousuke Ikematsu, Minami Hamabe e Yu Emoto no elenco.

O tratamento de cores ficou a cargo da DI Factory em Tóquio, uma instalação de pós-produção localizada no Toho Studios, que inclui salas de exibição cinematográficas, bem como uma sala para TV e serviços de streaming. Ambos os espaços estão equipados com o DaVinci Resolve Studio, DaVinci Resolve Advanced Panel e DaVinci Resolve Micro Panel.

“Na DI Factory, lidamos com todos os processos relacionados a vídeo, não apenas edição ou colorização. Como estamos no estúdio de filmagem da Toei, aproveitamos para verificar planos de teste e opinar sobre cores de maquiagem e figurino. Também estamos envolvidos na realização desde a pré-produção. Comecei minha carreira em um estúdio de pós convencional, mas sempre quis estar próximo de um set de filmagem. Eu diria que a forma como trabalho agora está muito próxima do meu ideal”, disse Saito. Saito trabalhou com Hideaki Anno em toda a série “Shin”, incluindo “Shin Godzilla” e “Shin Ultraman”, que são os reboots dos programas de TV de super-heróis tokusatsu (com efeitos especiais), assim como o filme de animação “Shin Evangelion (Evangelion 3.0 + 1.0 A Esperança)”.

“O Hideaki nunca faz concessões em suas criações. Por exemplo, ele trouxe os capacetes do Rider No. 1 e No. 2 e me pediu para reproduzir exatamente as cores. O próprio Hideaki é um grande fã da primeira série Kamen Rider, então busquei transmitir essa sensação nostálgica. As séries Kamen Rider daquela época eram filmadas em películas de 16 mm. A sensibilidade do filme naquela época era baixa, então as cenas noturnas eram realmente escuras e pareciam muito assustadoras, e havia muitas cenas com sangue, mesmo sendo um programa de TV para crianças. Como esse filme é uma homenagem à série original, minha abordagem tentou recriar aquele visual sombrio.”

Nesse filme, assim como nas séries “Shin” anteriores, foram utilizados diversos tipos de câmeras. “O filme foi gravado com várias câmeras, utilizando qualquer câmera disponível no set. Também utilizamos ângulos únicos possíveis com câmeras pequenas. Mesmo depois que as filmagens foram concluídas, continuamos recebendo material adicional. Eu diria que não foi exatamente a forma convencional de fazer um longa-metragem”, disse Saito.

“A grande vantagem de usar o DaVinci Resolve nesse projeto é que eu pude igualar a cor das imagens de várias câmeras seguindo um padrão. Graças à Transformação de Espaço de Cores, mesmo usando várias câmeras diferentes, substituí todas elas pelo espaço de cor da câmera principal. Ou seja, só precisei preparar uma LUT base. Quando trabalhei em ‘Shin Godzilla’ e ‘Shin Ultraman’, combinei as cores apenas com meus olhos, o que foi um trabalho árduo”, prosseguiu.

Saito também valoriza o suporte nativo do DaVinci Resolve para uma variedade de codecs. “O fator mais importante para mim em uma ferramenta de colorização é se ela suporta os formatos RAW mais recentes ou não”, disse ele. “Entre todos os sistemas de colorização, o DaVinci Resolve é o mais rápido em oferecer suporte a diversos codecs. Se você não pode importar as imagens nativamente, leva muito tempo e esforço para convertê-las, e isso duplica a quantidade de dados, ocupando mais espaço de armazenamento. Ser capaz de importar imagens das câmeras mais recentes também torna a colorização mais eficiente.”

“Acredito que, para melhorar a qualidade de um filme, todos os processos criativos, como a filmagem, a edição e o som, devem trabalhar juntos para criar uma sinergia. A colorização é apenas um deles. Como parte do Toho Studios, gosto de contribuir não apenas como colorista, mas também interagindo com outras tecnologias cinematográficas para melhorar os filmes de um modo geral. O DaVinci Resolve começou como um sistema de colorização, mas evoluiu ao longo dos anos com a adição de recursos de edição, Fusion e Fairlight. Foi uma grande surpresa para os usuários antigos, mas como a Blackmagic Design se libertou dos conceitos estabelecidos e interligou várias ferramentas no DaVinci Resolve, ele se tornou um software muito popular em todo o mundo. Nós, como usuários, também podemos tirar vantagem dessas tecnologias de maneira efetiva, estando cientes de sua evolução além do patamar atual. Com a evolução da inteligência artificial, haverá cada vez mais tecnologias que otimizam os fluxos de trabalho, então, creio que ter múltiplas habilidades será fundamental no futuro”, concluiu Saito.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados