Home Reportagens Semana ABC 2018

Semana ABC 2018

Por Redação

A empresa forneceu roteamento e transporte de sinal redundante e descentralizadospara toda a produção

Está acontecendo em São Paulo a Semana ABC 2018, evento organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia e que reúne cinematógrafos, entusiastas e fabricantes de solução para produção. Realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, este ano o encontro conta com 15 sessões de palestras e debates abordando diferentes temas da produção audiovisual, da concepção à tecnologia.

Com diversas presenças internacionais, como Kees Van Oostrum, atual presidente da American Society of Cinematographer – ASC e diretor com mais de 60 filmes no currículo, a Semana ABC conta também com a participação de diversas empresas que exibem as mais atuais tecnologias para o mercado. Este ano, Arri, Lumatek, Canon, Fujifilm, Panasonic, Sony, RED, Zeiss, MonsterCam, Cinecam, Cinevideo, entre outras ocupam estandes com direito à HandsOn para os presentes.

“Temos registrado um crescimento do interesse de público e marcas no evento e credito isso a um aumento da produção no mercado brasileiro”, explica Marcelo Trotta, Presidente da ABC. “Vejo também uma internacionalização da produção e distribuição que está virando os olhos dos fabricantes para a produção brasileira, que é muito representativa e que também é um público muito grande”, conclui.

Veja o depoimento de Marcelo Trotta na íntegra.

Dentre os destaques em termos de tecnologia, esteve a apresentação de Tom Fletcher, diretor de marketing da Fujifilm nos Estados Unidos. Depois de dedicar 30 anos à locadora Fletcher Camera, Fletcher tornou-se consultor da Fujifilm na área de Cinema para aplicar toda sua experiência de mercado e conhecimento para promover a expansão do lineup das lentes Cinema Fujinon e trazer as associações de diretores de fotografia nas Américas mais próximas e contribuir com a sinergia entre fabricante e usuários.

Fletcher apresentou as lentes Fujinon, explicando sobre performances, looks, vantagens e custos-benefícios, no contexto do atual mercado de cinema, que inclui a imagem HDR, as produções para streaming, como Netflix, e as diferentes realidades dos mercados cinematográficos no mundo. Durante a apresentação, o diretor de fotografia Marcelo Trotta, ABC contou sua experiência com o uso de lentes Fujinon.

Imagem HDR

O evento também promoveu a mesa “A Imagem HDR: uma moda passageira ou um novo campo de possibilidades criativas?”, apresentada pelo supervisor de pós-produção, José Francisco Neto, ABC, e pelo diretor de fotografia Lúcio Kodato, ABC.

José Francisco Neto falou sobre os televisores HDRs,  uma tecnologia de exibição que aumenta a taxa de contraste e a precisão na reprodução das cores, que podem chegar a até 1000 nits, ao invés de cerca de 48 nits de televisores comuns. E este número continuará subindo. Além disso, a televisão HDR processa o padrão 10-bit de cores. Nos televisores HDRs, como os que possuem o sistema Dolby Vision, a qualidade da imagem será mais garantida e os telespectadores poderão assistir o conteúdo da forma como ele foi pensado para ser assistido.

Neto e Kodato explicaram com alguns exemplos as possibilidades de pós-produção, correção de cor e captação de imagens para exibição em televisores HDR e a mesa ainda contou com a participação do diretor de fotografia Jacob Solitrenick, ABC e da colorista Samanta do Amaral.

Fotografia no Cinema

A última mesa do primeiro dia da Semana ABC 2018, patrocinada pela Arri, contou com um encontro entre os diretores de fotografia Affonso Beato e Kees Van Oostrum, atual presidente da American Society of Cinematographer – ASC. Kees Van Oostrum tem em seu currículo mais de 60 títulos, incluindo filmes para televisão e cinema. Já Affonso Beato é responsável pela fotografia de filmes como “A Rainha”, de Stephen Frears, e “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Mike Newell, além de ter sido um colaborador frequente do diretor espanhol Pedro Almodóvar (“Tudo Sobre minha Mãe”, “Carne Trêmula” e “A Flor do meu Segredo”).

Os fotógrafos compartilharam suas experiências com câmeras ARRI, como a Alexa. e as formas como compreendem a relação entre tecnologia e arte. Entre os temas tratados, falaram sobre sensores, câmeras, HDRs, fluxos de trabalho, a importância da relação do diretor de fotografia com o colorista e de equilibrar o que fotógrafo quer para a história com o que a produção espera.

Além disso, lembraram que mais importante que a tecnologia é o que a ferramenta faz e o que ela pode ou não fazer para história, “os diretores de fotografia são contadores de histórias”. Eles ainda ressaltaram a importância da união entre as associações de cinematografia do mundo para promover o diálogo e o compartilhamento de informações.

O evento segue ainda pelo dia de hoje (11 de Maio) e mais informações podem ser encontradas em: http://abcine.org.br/site/semana-abc-2018/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

toto slot

bento4d

bento4d

bento4d

slot gacor

jacktoto

situs slot

jacktoto

slot gacor

bento4d

situs togel

bento4d

bento4d

bento4d

link slot

link slot

slot gacor

bento4d

slot gacor

link slot

Assuntos relacionados