Ambas as empresas mostraram no IBC 2018 o processamento binaural e o fluxo de trabalho de gravação, além de seus produtos de gravação de áudio em 3D
Sennheiser e Neumann apresentaram na IBC 2018 uma série de produtos e soluções para especialistas em realidade virtual e aumentada e entusiastas de áudio binaural. Ambas as empresas mostraram o fluxo de trabalho de processamento e gravação binaural, além de seus produtos de gravação de áudio 3D.
O parceiro da Sennheiser, Dear Reality, demonstrou seu software, que permite pela primeira vez criar misturas de realidade virtual e aumentada. Na área do IBC Future Zone, a Sennheiser e a Lawo ofereceram aos visitantes uma visão do futuro das transmissões esportivas.
Misturar realidade virtual e realidade aumentada é a proposta oferecida pelo dearVR Spatial Connect, um novo software de realidade virtual.
Lançado pela Dear Reality, um parceiro da Sennheiser, este software independente permite que desenvolvedores e engenheiros misturem experiências imersivas diretamente em um ambiente de realidade virtual, sem o desconforto de ter que alternar entre ambientes de mixagem e reprodução. “Este é o misturador do futuro”, diz Christian Sander, diretor geral da Dear Reality.
“Os engenheiros de som podem mixar usando as mãos e organizar as fontes de som intuitivamente em um espaço 3D. Ele pode não apenas ouvir todas as fontes sonoras do software, mas também vê-las, pois elas são representadas como esferas que podem ser movidas e misturadas como desejar. O software de mixer de realidade virtual dearVR Spatial Connect é “a mesa de mixer do futuro”
dearVR Spatial Connect em conjunto com o dearVR PRO, o plug-in de processamento de áudio 3D, controla a estação de trabalho de áudio digital. Durante o processo de mixagem, o desenvolvedor ou engenheiro de som, que usa óculos de realidade virtual, usa o controlador de realidade virtual e o feixe virtual associado para posicionar as fontes de áudio, ajustar o nível e controlar os modos solo/mute e automático das fonte de som.
O software dearVR Spatial Connect codifica os formatos de áudio binaural, ambisônico e multicanal e estará disponível até o final de 2018.
Cabeça binaural Neumann KU 100
O formato binaural é um dos mais simples para criar e reproduzir áudio espacial. A famosa cabeça binaural KU 100 oferece uma gravação de áudio 3D realista através de um som surround que move o ouvinte para o ambiente original. Também possibilita a reprodução natural e realista com localização horizontal e vertical, uma sensação de espaço e uma reverberação que envolve completamente o ouvinte.
“Com a crescente popularidade do áudio espacial, realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, o cabeçote KU 100 despertou grande interesse entre esse novo grupo de usuários”, explica Wolfgang Fraissinet, presidente da Neumann.Berlin. “Os plug-ins de software também contribuem para isso, como o AMBEO Orbit, um plug-in baseado em panelas que facilita muito o mix de conteúdo binaural”. O plug-in panela binaural AMBEO permite que o engenheiro de som instale fontes mono ou estéreo adicionais dentro do campo de som 3D gravado pela cabeça KU 100, evitando a coloração indesejável que pode ocorrer como resultado da “binauralização artificial” dessas fontes adicionais.
A cabeça KU 100 equalizada em campo difuso é otimizada para reprodução com fones de ouvido, mas também oferece ótimos resultados com os alto-falantes, para criar uma imagem estéreo semelhante à dos microfones convencionais, mas com maior sensação de espaço e profundidade. Para gravar em lugares menos comuns, a cabeça pode ser alimentada por baterias, por phantom power através do mixer ou pela fonte de alimentação externa incluída.
O cabeçote Neumann KU 100 oferece um nível de ruído muito baixo (nível de ruído equivalente: 29 dB CCIR/16 dBA), tem uma sensibilidade de 20 mV/Pa e suporta níveis de pressão sonora de até 135 dB sem distorção. Com o seletor de atenuação em 10 dB, um SPL de 145 dB pode ser alcançado. Possui um seletor de corte baixo (linear, 40 Hz e 150 Hz) para eliminar o ruído de baixa freqüência.
A cabeça binaural KU 100 é fornecida em uma caixa de alumínio resistente, juntamente com um cabo de microfone, um cabo adaptador e uma fonte de alimentação externa.
Com os fones de ouvido Ambeo Smart Headset para dispositivos iOS, a Sennheiser e seu parceiro Apogee projetaram uma solução intuitiva e compacta que permite gravar áudio 3D imersivo facilmente com um dispositivo móvel. As gravações binaurais criadas com esses fones de ouvido oferecem um som espacial que coloca o ouvinte na paisagem sonora e recria a direção dos sons e das características espaciais de um determinado ambiente.
“Os fones de ouvido Ambeo Smart Headset são uma ferramenta conveniente para os criadores de conteúdo que usam seu iPhone ou iPad para gravar vídeos”, diz Nicole Fresen, gerente de produtos. “O áudio binaural gravado com esses fones de ouvido oferece ao público não apenas uma imagem acústica espetacular, mas também um som natural e totalmente imersivo. Isso dá aos vídeos um realismo maior, a sensação de estar lá e um apelo maior em geral “, acrescenta.
Os fones de ouvido Ambeo Smart Headset são equipados com dois microfones omnidirecionais e integram um conversor A/D de alta precisão, um pré-amplificador de microfone e um limitador Apogee SoftLimit. Como em uma “cabeça de manequim”, os dois microfones captam as sutis diferenças de tempo, volume e timbre que ocorrem quando sons de diferentes direções chegam a cada ouvido. Ao tocar em fones de ouvido estéreo, o resultado é uma experiência de áudio realista com fidelidade de imagem.
Além desta função especial de gravação binaural, os usuários terão fones de ouvido de alta qualidade com o som Sennheiser. Um microfone adicional permite que os usuários façam ou atendam chamadas telefônicas ou usem a Siri em seu dispositivo iOS. Se o usuário quiser silenciar o som ambiente, o cancelamento de ruído ativo dos fones de ouvido Ambeo Smart Headset permite que você bloqueie ruídos indesejados para que você possa desfrutar de música ou vídeos ao máximo.
Esses fones de ouvido também apresentam o recurso Transparent Hearing (Audiência transparente), que permite ao usuário ouvir os sons de seu ambiente. Desta forma, você pode estar ciente de seu entorno ao ouvir música enquanto pratica esportes ao ar livre. Você também pode usar esta função para monitorar diretamente o áudio binaural que está gravando. Neste caso, você deve definir a função Audição Transparente na posição “natural” para poder ouvir os sons que o cercam.
Chute final da Ambeo
No IBC, Lawo e Sennheiser apresentaram na Future Zone o futuro das transmissões de partidas de futebol. Ambos os fabricantes apresentam uma nova tecnologia de matriz de microfones Sennheiser, capaz de atingir uma alta diretividade nos sons que serão capturados no campo de futebol, por exemplo, os sons da bola e os comentários dos árbitros ou jogadores.
A matriz é complementada com Lawo Kick, um software que é combinado com o rastreamento por câmera para localizar a bola e sincronizar a diretividade do conjunto de microfones. Os visitantes do IBC puderam comparar esta tecnologia com as gravações modernas que são feitas hoje.
Renato Pellegrini, da equipe Ambeo, comenta que “em formatos de transmissão baseados em objetos, é essencial obter sinais de áudio claros e limpos, sem ruído de fundo. Com este conjunto de microfones, você pode obter um sinal claro sem praticamente nenhum ruído de fundo e evitar os sons irritantes de alto volume que mascaram o sinal desejado. “