Home Reportagens Série ‘Classmates’ produzida pela Echo Entertainment com URSA Mini Pro e DaVinci Resolve

Série ‘Classmates’ produzida pela Echo Entertainment com URSA Mini Pro e DaVinci Resolve

Por Ricardo Batalha

Echo Entertainment usou DaVinci Resolve Studio e câmeras URSA Mini Pro G2 na primeira temporada da série “Classmates”

A Blackmagic Design anunciou que a Echo Entertainment, com sede em Singapura, usou câmeras URSA Mini Pro G2 gravando em Blackmagic RAW para captar a primeira temporada da série de comédia dramática “Classmates” da Mediacorp Singapore. A Echo Entertainment também usou DaVinci Resolve Studio para correção de cores e trabalhos de VFX, além da página Fairlight do DaVinci Resolve para edição de áudio.

A Echo Entertainment, fundada em 2010, é uma empresa de cinema baseada em Singapura que lida com dramas televisivos de todos os gêneros, vídeos corporativos, comerciais e outras produções multicâmera. Eles fornecem todos os aspectos da produção e pós-produção, desde o storyboard até a filmagem e pós-produção.

Para todos os dez episódios de “Classmates”, o diretor da Echo Entertainment, Shaiful Reezal, e Shahreen Tajri, o DF da série, usaram a URSA Mini Pro G2 devido ao seu alto alcance dinâmico e ciência de cores. Eles filmaram usando o codec Blackmagic RAW para economizar custos de armazenamento e aprimorar o fluxo de trabalho entre a produção e a pós-produção.

“O Blackmagic RAW é outra razão pela qual escolhemos as câmeras Blackmagic para o programa, e ele nos ajudou muito na pós”, disse Reezal. “Filmar um drama de 10 episódios gera uma grande quantidade de imagens; e o Blackmagic RAW permite que o armazenamento seja compacto em tamanho. E a transferência do material para a pós foi fácil. Eu, o diretor e o colorista do show sentimos como se estivéssemos de volta ao set com a facilidade de alterar ISO, balanço de branco e gama quando estamos na sala de gradação trabalhando com imagens Blackmagic RAW.”

“Clasmates” é inteiramente filmado em locação em Singapura. Embora a maioria das cenas fossem bem iluminadas, a equipe precisou lidar com várias cenas que tinham que ser filmadas em cenários mais sombrios. Para essas cenas, Tajri contou com o alto alcance dinâmico e alta resolução da URSA Mini Pro G2 para captar imagens limpas com detalhes incríveis tanto nas áreas com sombras escuras quanto nas áreas com realces brilhantes.

“Em uma determinada cena, Shahreen Tajri decidiu fazer uma tomada única com a G2 em uma steadicam. A locação era em uma faculdade, e estávamos trabalhando com luzes naturais para a cena. O alto alcance dinâmico da câmera nos permitiu filmar com iluminação inconsistente e ainda ter certeza de que obteríamos os detalhes de tons médios e do segundo plano iluminado”, disse Reezal.

“Decidimos usar a URSA Mini Pro G2 devido ao alto alcance dinâmico e o ISO nativo mais elevado. E quando vimos a câmera pela primeira vez, não pudemos resistir ao fato de que a ciência de cores nos ajudaria muito na pós-produção”, continuou. “Além disso, produzir para teledifusão significa que precisamos trabalhar com o espaço de cor Rec.709, mas a ciência de cores da G2 coloca o Rec.709 em um patamar totalmente novo.”

O DaVinci Resolve Studio foi usado para correção de cores e a página Fairlight do DaVinci Resolve foi usada para todas as edições de áudio.

“Como estamos filmando em locação, o som é bastante imprevisível e varia dependendo do local. Como já usamos a página Fairlight no passado, conhecemos suas capacidades e sabemos que podemos ultrapassar os limites do que podemos fazer com o áudio”, disse ele.

Em “Classmates”, a Echo Entertainment ficou encarregada de obter um visual Rec.709 para transmissão televisiva. Para a gravação, eles escolheram uma LUT de vídeo expandido da Blackmagic como um guia e garantiram o visual do seriado como um todo utilizando diversos recursos do DaVinci Resolve Studio.

“Nossa intenção era deixar a transmissão televisiva Rec.709 com um visual cinematográfico. Graças ao Resolve, conseguimos obter um visual supersaturado com gama alta. Sabíamos que, mesmo se fôssemos mudar a aparência e a sensação mais tarde, seria possível mudar facilmente graças ao dinamismo do Resolve combinado com o Blackmagic RAW. Em particular, os recursos de controle RAW e as curvas de saturação e matiz do Resolve foram extremamente úteis”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados