A família de mixers digitais Qu, da Allen & Heath, acaba de ser ampliada com seis novos modelos que incorporam processamento FPGA e DEEP em 96 kHz, opções de conectividade Dante e uma série de melhorias no hardware e no fluxo de trabalho da plataforma.
Baseados em uma arquitetura unificada, os novos modelos Qu oferecem 38 entradas (sendo 32 mono com possibilidade de link e 3 estéreo), 12 mixagens, 4 matrizes, 6 motores de efeitos com retornos estéreo dedicados e uma porta SLink para conexão ao ecossistema de expansores remotos Everything I/O. Todos os mixers contam com interface de áudio USB-C 32×32 para gravação em DAWs, suporte a gravação multipista de 32 canais por cartão SD e gravação e reprodução estéreo via porta USB-A.
A nova linha é composta por três tamanhos de chassi, cada um disponível em versão com ou sem conectividade Dante integrada. Os modelos compactos Qu-5 e Qu-5D possuem 17 faders, 16 entradas XLR e 12 saídas XLR. Os Qu-6 e Qu-6D ampliam essas especificações para 25 faders, 24 entradas XLR e 16 saídas XLR, enquanto os maiores da linha, Qu-7 e Qu-7D, oferecem 33 faders, 32 entradas XLR e 20 saídas XLR. As versões com Dante incluem interface 16×16 integrada com suporte a resoluções de 48 e 96 kHz.
A nova geração da série Qu se destaca por oferecer quatro camadas de faders personalizáveis, mais teclas programáveis e a opção de roteamento flexível, além da tradicional conexão canal a canal da série. A interface de usuário foi redesenhada para facilitar a navegação e tornar o uso mais intuitivo, com acesso rápido às funções principais de mixagem tanto pelos controles físicos quanto pela nova tela sensível ao toque.
Apesar de manter o design reconhecível da linha original, os novos modelos incorporam diversas melhorias de hardware que conferem um visual mais moderno. Os pré-amplificadores de microfone foram atualizados, assim como os conversores, agora com resolução de 96 kHz, garantindo alta integridade de sinal da entrada à saída. Cada canal passou a contar com um display próprio e medidor cromático para facilitar a visualização das informações, enquanto a nova tela touchscreen oferece mais nitidez e agilidade na operação.
Todos os novos mixers Qu são compatíveis com o processamento DEEP. A próxima atualização de firmware, V1.1, trará um conjunto de plug-ins opcionais da série dLive, com emulações de compressores e pré-amplificadores de estúdio renomados. Os novos modelos também passam a contar com os assistentes de feedback e de ganho da linha CQ, que ajudam a simplificar o processo de configuração e a acelerar os testes de som.
Site relacionado: https://www.allen-heath.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube