Home Reportagens Série documental chilena filmada com equipamentos da Blackmagic

Série documental chilena filmada com equipamentos da Blackmagic

Por Ricardo Batalha

Série documental “Gente de la Tierra”, que estreou em junho na Televisión Nacional de Chile (TVN), foi finalizada no DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design revelou que a aclamada série documental chilena “Gente de la Tierra” foi filmada utilizando várias câmeras digitais cinematográficas da empresa, incluindo a Pocket Cinema Camera 6K e a Pocket Cinema Camera 4K gravando em Blackmagic RAW. O documentário foi finalizado no DaVinci Resolve Studio.

A série documental de seis episódios estreou em junho na Televisión Nacional de Chile (TVN), uma das principais emissoras de televisão do Chile e da América do Sul. Todo o conteúdo também está disponível no site da emissora e no canal da TVN no YouTube.

“Gente de la Tierra”, da Productora Viento Sur, mostra a comunidade indígena Mapuche, do Chile. Em cada episódio, uma personalidade famosa do país, incluindo a atriz Josefina Montané, o chef Yann Yvin, o ator Francisco Pérez Bannen, entre outras, viajam à comunidade como convidados para aprender mais sobre a cultura, tradições, atividades, economia e religião dos Mapuches.

Para captar “Gente de la Tierra”, o roteirista e diretor Marcelo Tarud e o DF Patricio Infante contaram com uma variedade de câmeras Blackmagic Design, como a URSA Mini Pro 4.6K, URSA Mini 4K, Pocket Cinema Camera 6K e Pocket Cinema Camera 4K.

Com alta resolução e 13 stops de faixa dinâmica, as Pocket Cinema Cameras foram usadas em vários planos ao longo do processo de filmagem, desde a captura de cenas coloridas até planos rápidos dentro de um carro enquanto as personalidades viajavam para diferentes locações e narravam o que estava acontecendo em cada momento.

“O tamanho compacto das Pocket Cinema Cameras foi perfeito para situações de filmagem específicas, onde uma câmera maior poderia ter sido invasiva demais e incomodado a população local”, disse Infante. “Além disso, a portabilidade das Pocket Cinema Cameras nos permitiu manuseá-las com facilidade e obter a mais alta qualidade de imagem. Foi ótimo simplesmente pegar as câmeras e sair filmando.”

“Ao gravar uma série de estilo documental como ‘Gente de la Tierra’, estamos sempre enfrentando situações complexas em que precisamos filmar em um espaço pequeno, como o interior de um veículo. A Pocket Cinema Camera 4K e a Pocket Cinema Camera 6K foram perfeitas para situações em que tínhamos que estar prontos para gravar a qualquer momento sem perder detalhes importantes”, acrescentou Infante.

Além disso, a URSA Mini Pro 4.6K e a URSA Mini 4K foram usadas para filmar conversas importantes entre as personalidades chilenas e os Mapuches, além de planos gerais das paisagens. “Os 15 stops de faixa dinâmica nos deram mais controle sobre as cenas com condições de iluminação mais extremas, como florestas densas”, disse Infante sobre a URSA Mini Pro 4.6K. Os filtros ND integrados nos permitiram manter o fluxo da gravação e controlar a quantidade de luz que chegava ao sensor, o que foi muito útil em condições mais difíceis.”


Toda a série foi filmada em Blackmagic RAW, que se mostrou especialmente vantajoso ao filmar cenas com pouca iluminação. O codec também permitiu que o editor Agustín Prieto manipulasse as cores e ISO sem dificuldade, e ainda facilitou o manuseio de tamanhos de arquivos diferentes e muito mais na pós-produção, onde ele também utilizou o DaVinci Resolve Studio para correção de cores.

“Embora a gente tenha usado uma combinação de câmeras Blackmagic Design, como filmamos em Blackmagic RAW, foi fácil calibrar e combinar as diferentes imagens no DaVinci Resolve Studio. Isso nos proporcionou resultados fantásticos quando terminamos a fase de correção de cores de cada capítulo”, comentou Prieto. “Mais do que tudo, o Blackmagic RAW nos deu mais flexibilidade na pós.”

“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado de ‘Gente de la Tierra’, concluiu Tarud. “Trabalhar com um fluxo de trabalho Blackmagic Design completo realmente nos permitiu captar a beleza da comunidade Mapuche e suas terras. À medida que aceitamos mais projetos, esperamos contar com a Blackmagic Design para criar o conteúdo mais cativante possível.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados