Home Reportagens SES entrega mais de 8.300 canais de TV para 367 milhões de lares em todo o mundo

SES entrega mais de 8.300 canais de TV para 367 milhões de lares em todo o mundo

Por Ricardo Batalha

Empresa de soluções de conteúdo e conectividade aumenta o alcance técnico na África, Ásia-Pacífico, América Latina e Europa em 12 milhões de residências de TV em 2019

A SES revelou que o número de domicílios globais de TV que atinge, direta ou indiretamente, via satélite aumentou de 12 milhões para 367 milhões em 2019. As descobertas da pesquisa de mercado anual de monitor de satélite da empresa valida, mais uma vez, a posição da SES como o principal distribuidor mundial de conteúdo de vídeo via satélite. Além disso, mostra o importante papel que o satélite continua a desempenhar para alcançar o maior público possível em todo o mundo.

Grande parte do aumento nos 12 milhões de residências de TV é atribuída à principal infraestrutura de recepção de TV – satélite e cabo -, que cresceu de 9 milhões em 2019 para 153 milhões e 149 milhões de residências, respectivamente. A Internet Protocol TV (IPTV) e a TV terrestre cresceram de 3 a 43 milhões e 21 milhões de residências.

O estudo do Satellite Monitor também mostrou que o alcance técnico da SES aumentou em vários continentes, incluindo Europa, África, Ásia-Pacífico (APAC) e América Latina (LATAM). A Europa continua a ser o mercado mais forte para o SES, com 168 milhões de domicílios atendidos pela frota do SES, um milhão em relação a 2018, seguido pela América do Norte com 69 milhões.

Na LATAM, a SES conquistou um público de 42 milhões de domicílios, aumento significativo em relação aos 34 milhões registrados em 2018, em parte graças ao lançamento de um novo satélite – SES 14 -, que está impulsionando o crescimento de cabos e IPTV na região. Este ano também marcou o primeiro ano em que o SES coletou resultados da Indonésia e das Filipinas. No total, o SES atende 39 milhões de famílias da APAC com alimentos diretos para casa (DTH). A pesquisa também descobriu que a SES fornece televisão digital para 13 milhões de lares no Oriente Médio e 35 milhões de lares na África. No total, a SES observou um crescimento combinado de quase 5 milhões de famílias na APAC e na África.

A pesquisa de mercado de TV da SES lança luz sobre várias tendências importantes por trás da relevância da transmissão por satélite, incluindo a transição da TV analógica para a digital e o aumento da transmissão em HD. Os consumidores finais no Gana e na Nigéria estão escolhendo a TV via satélite por sua melhor proposta de valor e ofertas gratuitas ao ar, em vez de comprar novos equipamentos e mudar para a TV digital terrestre. O estudo do Satellite Monitor também revelou que a transmissão em HD tem aumentado na Europa, com 167 milhões de residências de TV, um aumento de 5 milhões em relação a 2018. O satélite continua sendo a opção preferida de infraestrutura quando se trata de transmissão de conteúdo em HD, ressaltando o valor principal proposição de transmissão via satélite como uma entrega de vídeo confiável e econômica para grandes audiências.

“As emissoras e as operadoras de plataforma de TV precisam de dados robustos e confiáveis antes de tomarem a decisão de entrar em novos mercados. Por mais de 25 anos, a SES tem sido o único fornecedor de soluções via satélite no mundo a monitorar regularmente e extensivamente o setor em países específicos e identificar as principais tendências de nossos clientes para ajudá-los a ter sucesso em seus negócios e expandir seu alcance”, afirmou Ferdinand Kayser, CEO da SES Video.

“Os resultados de nossa pesquisa anual de mercado do Satellite Monitor demonstram que o satélite continua sendo a infraestrutura mais ideal para oferecer alta qualidade de imagem e que, apesar da mudança de hábitos de consumo, as pessoas ainda dependem fortemente da TV linear e complementam-na com o conteúdo OTT”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados